Bienal de São Paulo – Itinerância

12.out

24.nov.19

A Fundação Iberê, em parceria com a Fundação Bienal, promove em outubro uma das etapas do Programa de Mostras Itinerantes da 33a Bienal de São Paulo – Afinidades Afetivas, realizada entre setembro e dezembro de 2018. Em Porto Alegre, serão apresentadas cerca de 40 obras de artistas como Waltercio Caldas, Antonio Ballester Moreno, Alejandro Corujeira e Sofia Borges.
As itinerâncias foram concebidas pelo curador convidado, Jacopo Crivelli Visconti, como novas experiências em relação ao projeto original elaborado pelo curador geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro. Em 2017, a 32a Bienal percorreu 13 cidades, sendo duas no exterior, e recebeu um público total de 650 mil visitantes. Para este ano foram firmadas parcerias inéditas com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas parcerias com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e o Museu de Arte Murilo Mendes (MG).
“A Bienal de São Paulo é um patrimônio cultural de todo brasileiro. Além das exposições, a iniciativa inclui ações educativas e de difusão, estando alinhada à missão da Fundação de integrar cultura e educação à vida cotidiana”, afirma José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal.