“Bang Bang”, de Andrea Tonacci

29.nov.18

Bang Bang (1h20min, 1971, Brasil), de Andrea Tonacci, filme ícone do cinema de invenção – importante movimento do cinema brasileiro – será exibido no domingo, dia 2 de dezembro às 16h, no Cine Iberê, em sessão comentada com Jamer Guterres de Mello. Anárquico, satírico, burlesco e metalinguístico, com inspiração no cinema policial e na linguagem das histórias em quadrinhos, Bang Bang é uma potente referência do cinema experimental que inspira novos realizadores, desde seu lançamento até os dias de hoje. O filme permanece jovem, traz o cinema como tema e como processo autoral. Paulo César Pereio interpreta o personagem principal do filme.

Assista o trailer do filme:

Sinopse: O ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua autoimagem… A comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia, os diálogos e a trilha sonora, que utiliza temas conhecidos de outros filmes, remetem a símbolos, metáforas e a recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem-humorada e visualmente moderna.

Andrea Tonacci (1944-2016), cineasta italiano radicado no Brasil, um dos realizadores com maior e mais potente experimentação de linguagem do cinema brasileiro. Além de Bang Bang (1971), destacam-se em sua filmografia Olho por Olho (1966), BláBláBlá (1968), Os Arara (1980) e Conversas no Maranhão (1983). Em 2013, realiza seu último filme Já Visto Jamais Visto, com Cristina Amaral, sua companheira e montadora. Em 2016 foi o grande homenageado da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, e em 2017 foram realizadas retrospectivas de sua obra no Cinéma du Réel, Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Art of the Real, Lincoln Center, em Nova York.

Jamer Guterres de Mello é Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, com estágio de Doutorado Sanduíche no Departament de Comunicació Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Educação pela UFRGS. Atua como pesquisador na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Teorias da Comunicação, nos temas cinema documentário; cinema experimental; história e teorias do cinema, estéticas da comunicação, videoinstalação; relações entre artes visuais e cinema. Realizou seu Pós-Doutorado com projeto de pesquisa sobre as videoinstalações do artista e cineasta alemão Harun Farocki, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Bang Bang integra o programa de cinema paralelo às exposições Subversão da Forma e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimentos especiais: Cristina Amaral e Jamer Guterres de Mello
Classificação indicativa: 12 anos