“Chelpa Ferro”, de Carlos Nader

21.set.18

No domingo, dia 30 de setembro, o Cine Iberê exibe o filme Chelpa Ferro (52 min, 2009, Brasil), de Carlos Nader, um documentário sobre o grupo criado em 1995 pelos artistas plásticos Barrão e Luiz Zerbini, e pelo editor de cinema Sergio Mekler. A sessão conta com comentários do artista plástico Chico Machado, após a exibição do filme.


O Chelpa Ferro explora a plasticidade do som em esculturas, objetos, instalações e performances que desafiam os sentidos do espectador. No sexto documentário da série Videobrasil Coleção de Autores, o diretor Carlos Nader compartilha com o grupo a montagem do objeto sonoro Totoro, na Pinacoteca de São Paulo, e da instalação Jungle Jam, no Museu de Arte Moderna da Bahia, além da apresentação da ópera desconstruída A autópsia da cigarra gigante, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, todas em 2008. Reflexões dos artistas e excertos de trabalhos anteriores, como Acqua Falsa (2005), apresentada na Bienal de Veneza, e a instalação Estabilidade provisória (2005), na Fundação Eva Klabin, deixam entrever as inquietações e o sentido de humor por trás de sua produção particular. O Grupo Chelpa Ferro participa da exposição Caixa-Preta, em cartaz na Fundação Iberê Camargo.

Assista o trailer do filme:

 

Carlos Nader nasceu em São Paulo em 1964. Desde 1992 vem dirigindo vídeos que já foram premiados e exibidos por museus, centros culturais e veiculados nos principais canais de TV do planeta. Entretecendo linguagens que vão do documentário clássico à videoarte, Carlos Nader é acima de tudo um ensaísta. Entre seus temas principais estão a questão da identidade, a sensação do tempo e a relação do homem com a câmera.
Filmografia: A Paixão de JL (2014), Homem Comum (2014), Eduardo Coutinho, 7 de outubro (2013), Chelpa Ferro (2009), Pan-Cinema Permanente (2008), Preto e Branco (2004).

Chico Machado é artista plástico, performer e professor de Artes Visuais, com mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela UFRGS. Atuando também na área musical, realizou diversas exposições individuais e coletivas desde 1991. Foi professor do curso de graduação em Artes Visuais e do pós-graduação em Artes (especialização) do Centro de Artes da UFPel e atualmente é professor no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Recebeu o Prêmio Aquisitivo no V Salão Nacional Victor Meirelles de Artes Plásticas, em Florianópolis (1997), o V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, destaque em escultura, em Porto Alegre (2011), e foi o vencedor do I Concurso Goethe de Artes Plásticas, em Porto Alegre (2000).
Como artista e pesquisador atua nos temas: objeto, performance, video e elementos visuais da encenação.

Chelpa Ferro integra o programa de cinema paralelo às exposições Caixa-Preta e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi. A sessão única acontece no domingo do dia 30 de setembro, às 16h, e tem entrada gratuita.

Agradecimentos especiais: Carlos Nader e Solange Farkas
Apoio: Associação Cultural Videobrasil | Sesc SP
Classificação indicativa: Livre