CINE IBERÊ | Daniel Senise: A Construção da Ausência

01.ago.19

Daniel Senise: A Construção da Ausência, de Cacá Vicalvi, 53 min, 2002, Brasil

* sessão comentada com Virginia Aita

Daniel Senise: A Construção da Ausência é um documentário sobre o artista Daniel Senise. A obra audiovisual aborda os problemas da pintura na cultura contemporânea. Uma parte foi gravada no seu ateliê, em Nova Iorque, como um retrato de seu processo de criação. Outra parte foi gravada no Rio de Janeiro, durante uma de suas aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde Senise estudou e foi professor.

Carlos Vicalvi é jornalista e documentarista com passagem por emissoras de TV como Bandeirantes, Globo, Cultura e SESCTV. Criou a Documenta, produtora que se dedica à difusão da arte brasileira, com acervo de documentários sobre mais de quatrocentos artistas contemporâneos.

Virginia Aita atua como curadora e pesquisadora em filosofia, estética e critica de arte. Epecializou-se em estética e filosofia da arte, com doutorado em Arthur C. Danto e tradição anglo-americana, pesquisa pós doutoral em semântica da representação pictórica e critica de arte (Columbia University, NY). Fez cursos de historia da arte (Barnard College) e de extensão em arte e critica, pesquisa e escreve sobre arte, especialmente arte moderna e pintura brasileira e americana.

Daniel Senise: A Construção da Ausência integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Antes da Palavra, de Daniel Senise, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimentos especiais: Cacá Vicalvi, Virginia Aita e SescTV

Classificação indicativa: Livre