Conversas de Carnaval | Thiago Pirajira e Iris Germano

08.fev.19

Você conhece as histórias de carnaval de Porto Alegre?

No dia 16 de fevereiro, Thiago Pirajira e Iris Germano, irão contar sobre suas histórias, pesquisas e percursos no carnaval da capital gaúcha. A conversa abordará a participação dos negros no carnaval e da importância deste para a consolidação de seus espaços na cidade.

A atividade acontecerá como uma conversa no átrio da Fundação Iberê, sem necessidade de inscrição, e tem classificação etária livre.

Convidados:
Thiago Pirajira é ator, performer, diretor e produtor de teatro. Bacharel em Teatro (UFRGS) e mestrando em Educação na mesma universidade, onde pesquisa as relações entre carnaval, performatividade e subjetividades negras. É diretor artístico do grupo de teatro Pretagô, com quem recebeu os prêmios Braskem de Teatro de Melhor espetáculo Júri Popular (2016 e 2018) e Açorianos de Teatro Melhor Trilha Sonora (2015) e Melhor Produção (2016). É ator e produtor do grupo Usina do Trabalho do Ator e um dos membros criadores do coletivo teatral carnavalesco Bloco da Laje.

Iris Germano é historiadora, mestre em História pela UFRGS, e especialista em História Social das Cidades pela UNISINOS. Foi professora no curso de História da ULBRA e da UNISC e sua dissertação de mestrado, foco da sua fala nesse evento, é intitulada Rio Grande do Sul, Brasil e Etiópia: os negros e o carnaval de Porto Alegre nas décadas de 1930 e 40 e faz um apanhado histórico do carnaval porto-alegrense e seus territórios negros.

 

Imagem: Bambas da Orgia, Porto Alegre, década de 1960. Foto © autor desconhecido.