“Hilda Hilst pede contato”, de Gabriela Greeb

10.set.18

Em Hilda Hilst pede contato, a poeta paulista Hilda Hilst falecida em 2004 e uma das mais importantes vozes da literatura brasileira, volta para a Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas, e convida intelectuais, pensadores, poetas e amigos para um encontro com o objetivo de estabelecer contato entre os vivos e os mortos. Misturando diferentes estilos narrativos, ficção com realidade e de forma não linear, o filme explora o cerne dopensamento hilstiano e diferentes elementos da obra da autora. A sessão comentada conta com a presença da diretora do filme, Gabriela Greeb.

Gabriela Greeb (São Paulo,1966) é autora de filmes de ficção, documentários e videoinstalações. Estudou Filosofia no Brasil e na França, onde viveu entre 1989 e 2000, quando passou a se dedicar ao cinema. Lançou o longa-metragem A Mochila do Mascate (2006), sobre o diretor e cenógrafo de teatro Gianni Ratto. A obra foi finalista do prêmio de público da Mostra Internacional de Cinema. É diretora do documentário Hilda Hilst pede contato (2018) e autora do livro Hilda Hilst pede contato, SESI-SP editora (2018), lançado concomitantemente ao filme – o livro narra o processo de pesquisa e criação de Gabriela e encontra-se na Loja d’Arte na Fundação Iberê Camargo.
Sua instalação sonora Rede Telefonia (2009), realizada em parceria com Mário Ramiro – com áudios originais da escritora na tentativa de comunicação com os mortos -, faz parte da exposição Caixa Preta.

Hilda Hilst pede contato integra o programa de cinema paralelo às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimentos especiais: Gabriela Greeb, Elias Oliveira e Rochelle Costi
Distribuição: Imovision
Classificação indicativa: 12 anos