Pré-estreia: “Espera”, de Cao Guimarães

01.ago.18

Espera | de Cao Guimarães
1h16min | Brasil | 2018

* com a presença de Cao Guimarães na sessão comentada do filme

Espera é um filme que tem como tema a espera, registrando-a em suas mais variadas manifestações. A espera em uma fila, as esperas místicas, a espera de um ator para entrar em cena, a angustiante espera pelo sono, a espera pelos efeitos hormonais em uma adequação de identidade de gênero. O tempo da espera se confunde com o tempo da própria vida, em um tempo em que estamos desaprendendo a esperar.
Nota de Cao Guimarães sobre Espera : “O cinema, assim como a espera, se relacionam com o tempo. O tempo do cinema cada vez mais se distancia do tempo da vida. As imagens contemporâneas são frenéticas, acumulam o maior número possível de acontecimentos em uma curta duração. Hoje em dia, todos nós, inclusive o espectador de cinema, temos cada vez mais dificuldade de esperar. Tarkovsky dizia da importância de se esculpir o tempo no cinema. algo que estamos desaprendendo. A espera é uma escultura temporal projetada para o futuro e quem espera tem que irremediavelmente lidar com sua forma. Parece difícil lidarmos com a forma de um tempo “morto”, a forma do vazio, da inutilidade. Temos buscado, constantemente, a sensação de preenchimento, de satisfação imediata. Ao registrar personagens e situações em diferentes situações de espera, este filme se volta para o que há de singular e expressivo nestes estados em ponto-morto.”

https://vimeo.com/281278605

Cao Guimarães é cineasta e artista plástico. Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras.
Participou de importantes exposições: XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Insite Biennial 2005, México; Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, EUA; Tropicália: The 60s in Brazil, Áustria; Sharjah Biennial 11 Film Programme, Emirados Árabes Unidos e Ver é Uma Fábula, Brasil, uma retrospectiva com grande parte das obras do artista expostas no Itaú Cultural, em São Paulo. Em 2017, o Eye Film Museum, em Amsterdã/Holanda, realizou a exposição Locus: Apichatpong Weerasethakul – Cao Guimarães , com obras dos dois artistas.
Realizou diversos filmes, entre eles os de longa-metragem: O Homem das Multidões (2013), Otto (2012), Elvira Lorelay Alma de Dragón (2012), Ex Isto (2010), Andarilho (2007), Acidente (2006), Alma do Osso (2004), Rua de Mão-Dupla (2002) e o Fim do Sem Fim (2001), que participaram de renomados festivais internacionais como Cannes, Locarno, Sundance, Veneza, Berlim e Rotterdam.
Ganhou retrospectivas de seus filmes no MoMA, em 2011, no Itaú Cultural, em 2013, no BAFICI (Buenos Aires) e na Cinemateca do México, em 2014.

Espera integra o programa de cinema paralelo à exposição As Durações do Rastro, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimento especial: Cao Guimarães / Studio Cao Guimarães
Classificação indicativa Livre