Seminário Em Torno de Álvaro Siza | Pedro Gadanho

04.out.18

No ano em que a Fundação Iberê Camargo completa 10 anos em sua nova sede – projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, a qual lhe rendeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002 -, uma série de programações especiais vem sendo desenvolvidas com o propósito de investigar a obra deste que é um dos mais aclamados nomes da arquitetura contemporânea. Neste sentido, o Seminário Em Torno de Álvaro Siza busca não apenas jogar luz sobre sua obra, como também investigar as relações entre arquitetura e arte, dando início a um ciclo de ações que tomam aquela disciplina como braço fundamental do novo programa desenvolvido pela instituição desde seu reposicionamento no início de 2017.

No dia 13/10, às 17h, o primeiro encontro do Seminário recebe Pedro Gadanho, Curador e Diretor do MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa).

Partindo de três museus desenhados por Álvaro Siza e da obra do MAAT (da arquiteta britânica Amanda Levete), Pedro Gadanho explora o tema “O Museu entre Arte e Arquitetura”: será traçado um retrato dos encontros e desencontros de duas disciplinas no palco do museu contemporâneo. Entre a criação de espaços para as artes visuais e a apresentação da arquitetura no contexto do mundo da arte, oferece-se uma reflexão mais geral sobre a praxis arquitetônica enquanto produção cultural e discurso crítico face ao momento presente.

Inscreva-se aqui!

***

Pedro Gadanho é curador, autor e arquiteto. É o Director do MAAT, o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Foi curador de arquitetura contemporânea no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, onde coordenou o Young Architects Program e organizou exposições como 9+1 Ways of Being Political, Uneven Growth, Endless House e A Japanese Constellation. Desde 2000, foi co-director da ExperimentaDesign, comissariou Metaflux, representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitetura, e foi curador de mostras como Space Invaders, Post.Rotterdam, e Pancho Guedes, Um Modernista Alternativo. Foi o editor do bookazine Beyond, Short-Stories on the Post-Contemporary, do blog Shrapnel Contemporary, e contribui regularmente para publicações a nível internacional. Mestre em arte e arquitetura e doutorado em arquitetura e mass-media, é o autor de Arquitetura em Público, Prémio FAD de Pensamento e Crítica em 2012.

****

O Seminário Em Torno de Álvaro Siza reúne arquitetos, pesquisadores e curadores para aprofundar o debate sobre Siza e os mais que profícuos laços entre arquitetura e arte, especulando sobre a própria natureza das instituições culturais – convertidas em verdadeiros templos dos séculos XX e XXI -, bem como sobre a importância do espaço físico enquanto esfera essencial à criação de artistas e curadores contemporâneos.

Se, no passado, arte e arquitetura constituíram disciplinas estruturantes de um mesmo programa de estudos – as Belas Artes -, desde o Modernismo, em princípios do século XX, ambas as matérias vêm alimentando o inesgotável debate acerca das questões que perpassam o design (e portanto a própria ideia de funcionalidade) e a imbricada relação simbólica, ideológica e política a conformar a cultura, a geografia e o espaço urbano, afetando assim nosso entendimento dos papéis desempenhados pela arquitetura ou mesmo pela arte.

Práticas artísticas como a fotografia, a escultura, a instalação, a performance, a dança, o ativismo e a própria arquitetura e o planejamento urbano impactam profundamente as tramas simbólicas, o tecido social e as feições das cidades e do mundo tal qual se nos apresentam na contemporaneidade, constituindo, assim, um terreno fértil para conversas acerca das estruturas, visíveis ou invisíveis, a engendrar a produção cultural, quer do ponto de vista material ou mesmo imaterial.

 

Imagem: Detalhe da fachada da Fundação Iberê Camargo. Foto © Nilton Santolin