“Sobre sete ondas verdes espumantes” | de Bruno Polidoro e Cacá Nazario

04.out.18

Sobre sete ondas verdes espumantes é um roadmovie poético construído através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu.

Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Paris, Londres, Porto Alegre, São Paulo. As cidades que testemunharam a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto. A sessão será comentada com Cacá Nazario e Graça Medeiros

Caio Fernando Abreu integra a exposição Caixa Preta, com seus cadernos de astrologia e objetos holísticos.

Bruno Polidoro é Graduado em Realização Audiovisual e Mestre em Comunicação pela Unisinos, com dissertação intitulada Sobre a luz e as potencias do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema.
Diretor de fotografia dos longas Dromedário no Asfalto (2013), de Gilson Vargas, Filme sobre um Bom Fim (2014), de Boca Migotto, Nós duas descendo a escada (2015), de Fabiano de Souza, Bio (2017), de Carlos Gerbase e Glauco do Brasil (2017), de Zeca Brito. Premiado em festivais nacionais pela fotografia de alguns curtas como Casa Afogada (2013), de Gilson Vargas, Linda, uma história horrível (2013), de Bruno Gularte Barreto, Domingo de Marta (2014), de Gabriela Bervian e Horas (2016), de Boca Migotto. Para a televisão, fotografou diversas séries, entre elas O Ninho (2015), de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Em videoarte, foi o fotógrafo de Dádiva – casaporarroz (2014), de Nuno Ramos, entre outros vídeos com e sobre artistas visuais. Dirigiu, com Cacá Nazario, o longa Sobre sete ondas verdes espumantes, sobre a obra de Caio Fernando Abreu. É sócio da produtora Besouro Filmes e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida.

Cacá Nazário é diretor e produtor gaúcho. Começou sua carreira nos anos 90 e dirigiu alguns curtas e médias. Em 2002 ganhou o prêmio de melhor curta 16mm na Mostra Nacional do Festival de Gramado e melhor montagem no Festival de Brasília em 2003 com o curta Justiça Infinita. Em 2013 estreou no festival É Tudo Verdade seu primeiro longa-metragem Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, co-dirigido com Bruno Polidoro. Secundas seu último projeto ganhou o prêmio de melhor curta-metragem gaúcho no Festival de Cinema de Gramado em 2017 e foi selecionado a Mostra de Tiradentes, para o festival francês Cinélatino e para etapa Nacional da Mostra SESC de Cinema.
Atualmente desenvolve o projeto Chami, selecionado no PRODAV 05 – Desenvolvimento de Projetos.

Graça Medeiros é astróloga. Estudou filosofia e Comunicação na UFRGS, Astrologia com Emma Costet de Mascheville, em Porto Alegre, e com Charles Emerson e Diana Rosemberg, em Nova York. Atualmente, vive no Rio de Janeiro. Por sua militância política Graça foi perseguida pela ditadura militar no Brasil, razão pela qual exilou-se em Berlim no ano de 1969. Viveu intensamente a contracultura dos anos 60 e 70. Amiga do escritor Caio Fernando Abreu, em seu conto Garopaba Mon Amour, Caio refere-se à Graça quando estiveram juntos em um acampamento na Praia de Garopaba, em 1975, e onde foram detidos pela polícia – o regime ditatorial deflagrou uma dura campanha “contra os jovens de colar no pescoço e cabelos compridos”, em 1970.

Sobre sete ondas espumantes integra o programa de cinema paralelo às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita (por ordem de chegada)

Agradecimentos especiais: Bruno Polidoro, Cacá Nazario, Graça Medeiros e Jéssica Luz
Apoio: Besouro Filmes
Classificação indicativa: Livre