Exposições

28.set-28.set.19
16:00-19:00
Exposições

A vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues (1929-2004). Gaúcho de Bagé, Rio Grande do Sul, é considerado por teóricos, críticos e artistas um dos principais pintores da pop art na América Latina. A trajetória de Glauco investigada por meio de uma série de entrevistas, registros de arquivo e imagens dos cenários no qual o pintor vivenciou e se inspirou.

Quando tinha apenas 12 anos de idade, Zeca Brito foi com sua família ao aniversário de um vizinho, na cidade de Bagé, interior do Rio Grande do Sul, onde moravam. O aniversariante em questão era o pintor Glauco Rodrigues, que comemorava seus 70 anos. Aproveitando a ocasião – porém, provavelmente sem a real noção da importância do homenageado na data – Zeca levou consigo sua câmera amadora e registrou uma rápida conversa com ele, questionando-o sobre seu trabalho, a dimensão de sua obra e coletando conselhos para um artista em formação (tanto o próprio realizador-mirim quanto qualquer outro que tivesse acesso a essas imagens). Nascia ali o documentário Glauco do Brasil.

A exibição, seguida de conversa com o diretor,  faz parte do calendário de atividades que antecede a exposição “Os Quatro – Grupo de Bagé”.

Assista ao trailer

28 de setembro | 16h | Auditório Iberê
ATIVIDADE GRATUITA – SUJEITA À LOTAÇÃO