• Para ampliar e qualificar o contato com a arte, a Fundação possui um Programa Educativo que tem como intuito promover o estudo e a divulgação da obra e do pensamento de Iberê Camargo, bem como dos artistas participantes das exposições temporárias, por meio de atividades interdisciplinares que incentivam a produção de conhecimento e a reflexão. Visando situar a arte no centro de um diálogo interdisciplinar, o Programa Educativo desenvolve diversas ações gratuitas, como a formação de mediadores, os Encontros para Educadores, a edição de Materiais Didáticos e a realização de visitas mediadas, oficinas e atividades especiais, além de seminários, que fomentam o pensamento crítico e a discussão de temas relevantes na arte moderna e contemporânea.

    Para favorecer a interlocução com os diferentes públicos que frequentam a Fundação, uma equipe interdisciplinar, formada por profissionais de variadas áreas do conhecimento – como artes visuais, ciências sociais, design, história, história da arte e letras –, promove as ações do Programa Educativo e trabalha para possibilitar a inclusão da arte no cotidiano da comunidade. As visitas guiadas estão disponíveis para grupos e para o público em geral.

    O agendamento de visitas e oficinas para grupos de até 50 pessoas pode ser feito pelo site, no link Agendamento Online

    O Programa Educativo também oferece encontros de formação com o objetivo de fornecer subsídios para que professores de diferentes áreas e níveis desenvolvam pesquisas e atividades com suas turmas antes ou depois da visita à Fundação. Os Encontros para Educadores incluem uma visita mediada à nova mostra, uma palestra com artistas e curadores e a distribuição de catálogos e materiais didáticos.

    O Programa desenvolve, ainda, atividades ao público infantil e adulto em datas especiais, como a Semana Nacional dos Museus e o Dia das Crianças. Nos meses de verão, se realiza a Terça Alegre, com visitas e oficinas de férias para crianças. No último domingo de cada mês, acontece o Domingo Infantil, que explora de forma lúdica as exposições em cartaz.