Oficina de Inclusão

17.maio.26

 

No dia 3 de setembro, o Projeto Festival de Cinema Acessível Kids a Serviço da Inclusão Educacional e a Fundação Iberê promovem oficina Agente de Transformação Social. O encontro ocorre das das 14h às 18h, na Fundação Iberê, e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/BwjyNWkh3WinUuccA.

A oficina tem o propósito de despertar consciências, ampliar olhares e formar pessoas que atuem como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva. Com uma abordagem que integra educação, diversidade, equidade e inclusão, o curso propõe um mergulho no autoconhecimento – o “olhar para dentro” – como caminho para transformar o mundo ao redor.

Durante o percurso, os participantes terão contato com reflexões sobre:

– Funcionamento da mente humana: consciente, inconsciente e vieses cognitivos que afetam nossas percepções e decisões;

– Diversidade e equidade: como reconhecer e valorizar diferentes identidades (gênero, geração, étnico-racial, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, entre outras);

– Preconceito e discriminação: diferenças entre viés implícito e explícito e seu impacto nos ambientes sociais e profissionais;

– Educação transformadora: os pilares de Jacques Delors, os saberes de Edgar Morin e a importância da ética e da responsabilidade coletiva;

– Interseccionalidade e acessibilidade: construção de espaços inclusivos que reconhecem múltiplas necessidades humanas.

A metodologia é interativa e vivencial, convidando cada participante a refletir sobre suas próprias práticas e a se tornar um agente de transformação social em sua comunidade, organização ou território. Mais do que uma oficina, esta é uma experiência de transformação pessoal e coletiva, porque só quando reconhecemos nossas fragilidades e potencialidades podemos gerar impacto positivo no mundo.