Iberê na Redenção

19.mar.19

Como parte da programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre, neste final de semana estaremos no Parque Farroupilha, a Redenção, com uma série de oficinas.

As atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. Confira abaixo a programação:

Modelo vivo divertido!
Na exposição Visões da Redenção, vemos como Iberê buscava entender o desenho da figura humana, dedicando muita atenção e tempo para estudar as curvas, os detalhes e as características específicas de cada pessoa. É isso que iremos fazer nesta oficina: os participantes irão se revezar como modelo, brincando com vários apetrechos, fantasias e acessórios, tendo como referência reproduções de algumas obras presentes na exposição. Não é preciso “saber desenhar”: essa atividade busca justamente explorar o olhar, brincar com as tantas formas inusitadas de ver aquilo que nos passa tão despercebido no cotidiano.

Modelo vivo em movimento: observando os transeuntes
A exposição Visões da Redenção nos traz diversos exemplos do olhar de Iberê sobre os transeuntes, aqueles que transitavam, caminhando, correndo ou andando de bicicleta pela Redenção e que o inspiraram profundamente. O que será que mudou, da época de Iberê, até agora? Essa é também uma oficina de modelo vivo: a diferença é que os modelos estarão em movimento! Quais os seus olhares sobre a Redenção, seus personagens e suas histórias? Venha desenhar com a gente!

Desenho de paisagem
Na exposição Visões da Redenção, Iberê explora não só a observação das pessoas, que habitavam o espaço do parque, como também as formas como as plantas dançavam com o vento, ou como se misturavam com a água do lago formando um único organismo. Nessa oficina, faremos como Iberê e pegaremos os nossos cavaletes para desenhar, trazendo, agora, as nossas próprias percepções desse parque que, há tanto tempo, faz parte da vida dos porto-alegrenses.

Visita guiada: Você sabia que Iberê também passou por aqui?
Horário: às 11h
Essa visita guiada pela Redenção traz um pouco do contexto histórico desse lugar tão importante e central para a cidade de Porto Alegre, explorando sua origem, seus desenvolvimentos, seus marcos arquitetônicos e sua diversidade. Buscando valorizar este espaço enquanto local fértil para os mais diferentes públicos, Iberê também estará presente nessa visita através da relação com fotografias e obras presentes na exposição Visões da Redenção.

Iberê na Redenção – 10h às 12h – recomendado para todas as idades
Limite de 20 vagas por oficina
Local: Arco dos Expedicionários, Parque Farroupilha