Entrando no clima da Copa do Mundo, Fundação Iberê une arte e futebol em oficina de colagem
Produção de painel ocorre nos dias 5, 6 e 7 de junho, das 15h às 17h. Nesses dias, também haverá troca de figurinhas da copa
Em diálogo com a exposição Erró: de imagem a imagem, a Fundação Iberê promove nos dias 5, 6 e 7 de junho (sexta, sábado e domingo) uma oficina de colagem com o tema “Copa do Mundo”. Após visita mediada à mostra do artista islandês Erró, um dos principais nomes da vanguarda europeia dos anos 1960, o público será convidado a produzir um grande painel com desenhos, recortes de revistas e figurinhas sobre o futebol e a seleção brasileira. A Oficina Colagens Futebolísticas oferece 20 vagas por dia, e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site da instituição (www.iberecamargo.org.br).
Álbum da Copa movimenta colecionadores às vésperas do Mundial
Com a aproximação da Copa do Mundo, a procura pelas figurinhas oficiais aumentou em diversas cidades do país, e os encontros de troca se tornaram tradição entre colecionadores, especialmente em períodos que antecedem o início do torneio. Além do aspecto esportivo, o álbum oficial da competição costuma mobilizar diferentes gerações de torcedores e movimentar encontros em espaços públicos, escolas, praças e centros esportivos.
Além da oficina de colagem, a Fundação Iberê disponibilizará nesses três dias um espaço para a troca de cromos, buscar peças raras e compartilhar momentos de diversão e integração entre crianças, pais e colecionadores. O hábito, que atravessa gerações e ganha força a cada edição da competição, fortalece o convívio familiar e mantém viva uma tradição ligada ao maior evento esportivo do planeta.
De imagem a imagem
A arte de Erró é associada à renovação da figuração pictural por meio da criação de seus quadros-colagens, de temática crítica e satírica, mas também ao movimento dos happenings e ao cinema experimental. Seu mundo pictórico é povoado por personagens de histórias em quadrinhos e déspotas autocráticos.
Seu talento para o desenho se desenvolveu rapidamente e logo foi reconhecido na escola e em seu entorno. Ainda adolescente, Erró decidiu naturalmente tornar-se artista. Movido por uma sede insaciável de conhecimento e pelo desejo de explorar formas, técnicas e ideias, estudou em escolas de arte em Reykjavík, Oslo, Ravena e Florença.
A trajetória de seis décadas de Erró, fica em cartaz na Fundação Iberê até o dia 2 de agosto. Com curadoria de Danielle Kvaran, pesquisadora francesa e uma das principais especialistas da obra do artista, a exposição Erró – de imagem a imagem – realizada em parceria com o Museu de Arte de Reykjavík, da Islândia – reúne cerca de 50 pinturas e colagens produzidas a partir de 1966, nas quais ele reconfigura o mundo a partir de fragmentos – confrontando o público com uma linguagem visual ao mesmo tempo crítica, lúdica e inconfundivelmente pessoal.
“Reunidas ao longo de suas viagens pelo mundo, as imagens de referência de Erró abrangem todos os campos imagináveis – da arte e do cinema às histórias em quadrinhos e caricaturas, passando pela ciência e tecnologia, história e política, publicidade e propaganda, e até o erotismo. Submetidas a diversas formas de apropriação e recombinação inventiva, essas imagens alimentam um universo denso e satírico. Visualmente explosivas, suas obras confrontam o espectador com ícones reimaginados, narrativas fraturadas e confrontos visuais ousados. Cada trabalho convida à reflexão sobre mitos, estruturas de poder e sistemas midiáticos, com uma sagacidade afiada, que abre espaço para a precisão – e até mesmo para a poesia”, destaca Danielle.
SERVIÇO
Oficina Colagens Futebolísticas e troca de figuração da Copa do Mundo
Quando: 05, 06 e 07 de junho | Sexta, sábado e domingo
Horário: 15h às 17h
Onde: Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Bairro Cristal)
Número de vagas: 20 vagas
Faixa etária: Livre
ATIVIDADE GRATUITA
Inscrição para o dia 5 de junho, clique AQUI
Inscrição para o dia 6 de junho, clique AQUI
Inscrição para o dia 6 de junho, clique AQUI