Programa Educativo | Atividades

08.jul.25

O Programa Educativo da Fundação Iberê preparou uma série de atividades para o mês de novembro.

Confira a programação:

08 de novembro – Experimentação em Monotipia
O Educativo da Fundação Iberê convida para uma atividade que vai explorar a técnica utilizada pelo artista Marepe para produzir obras únicas que fazem parte da exposição “Um fio que ligue os mundos”, na Fundação Iberê. A monotipia é um processo de impressão onde é produzida uma cópia única da imagem. Porém, ao propor uma segunda e/ou terceira impressão da mesma placa, é possível perceber que a imagem vai desaparecendo, ganhando um caráter mais etéreo. assim, cada cópia apresenta os mesmos elemento, mas com tonalidades diferentes. E é essa unicidade de cada cópia que exploraremos nesta experimentação. Nesta atividade te convidamos a vivenciar uma das propostas do artista com o uso de métodos alternativos às suas experimentações, assim será possível uma participação ativa em um dos processos por trás de obras da exposição.
Dia: 08 de novembro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 14 anos
Local: Fundação Iberê
16 de novembro – Mediação em Libras – Tarik Kiswanson
Nesta edição do projeto Mediação em Libras, serão abordados trabalhados do artista Tarik Kiswanson em mostra na exposição “Fora do Tempo”! A mostra reúne um conjunto de obras em escultura, desenho e vídeo, destacando uma prática multidisciplinar fundamentada em noções de transformação e memória. A obra de Tarik articula uma poética da transição. Ainda que enraizada na experiência pessoal, sua arte transcende o autobiográfico para abordar dinâmicas mais amplas da memória coletiva e da transmissão cultural. Suas obras funcionam como recipientes de lembrança – formas que carregam vestígios tanto de trauma quanto de regeneração. Ao fazê-lo, refletem sobre a condição humana como algo moldado não pela estabilidade, mas por uma negociação contínua entre passado e presente, entre si mesmo e o outro, entre presença e ausência. Aguardamos você!
Dia: 16 de novembro
Horário: 15h às 16h
Número de participantes: 25 vagas
Público alvo: adultos da comunidade surda
Local: Fundação Iberê
30 de novembro – Desenhando com as digitais
O Educativo da Fundação Iberê convida para uma atividade que nasce do encontro entre duas linguagens que dialogam pela simplicidade do gesto: a poética cotidiana do artista Marepe e a arte criativa e tátil proposta no livro “Vamos Fazer um Monte de Arte com os Dedos”, de Marion Deuchars. Em ambas, o fazer manual, principalmente na obra da série “Carimbó”, o olhar curioso e o uso de materiais simples são caminhos para pensar e sentir o mundo de forma criativa. Ao convidar o público a carimbar suas digitais e compor imagens coletivas, a proposta transforma o ato de tocar em um gesto simbólico, um jeito de deixar marca, de afirmar presença e de reconhecer-se no processo artístico. Inspirada nas propostas lúdicas da autora do livro, que convida o público a explorar o potencial expressivo das próprias mãos, a atividade, que propõe para os participantes criar com os dedos e as digitais, transformando o toque em gesto artístico. Em diálogo com Marepe, cuja obra valoriza o cotidiano, o improviso e a reinvenção dos materiais simples, usaremos o corpo como ferramenta de criação, construindo uma ponte entre o fazer infantil, o experimental e o pensamento artístico contemporâneo.
Dia: 30 de novembro
Horário: 15 às 17h
Número de participantes: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Fundação Iberê