Programa Educativo | Atividades de Setembro
Para o mês de setembro, o Programa Educativo da instituição preparou diversas atividades gratuitas. Confira a programação:
01 de setembro | Domingos em concreto: As ciclistas
Todo o primeiro domingo do mês é dia de atividade na Fundação Iberê, neste domingo convidamos o público para experimentar a prática de modelo vivo, forma como Iberê estudava através do desenho de observação para seus quadros e gravuras. Teremos à disposição para a atividade cavaletes e pranchetas como ferramentas para a produção de desenho a partir dos modelos. O tema para essa sessão são as ciclistas, com uma atriz criando poses a partir desse objeto que foi motivo de diversos trabalhos do artista e que conversa com a cidade de Porto Alegre.
01 de setembro | 15h30 às 17h30
Número de vagas: 11 vagas para uso de cavaletes | 9 vagas para uso de pranchetas
Vagas serão definidas por ordem de inscrição
Faixa etária: Livre
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/26FGVcpnwm
–
07 de setembro | Mediação espontânea
A Fundação Iberê convida para uma conversa através do trajeto projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, onde o público tem a oportunidade de, junto a um educador, percorrer as exposições. A atividade tem início no Átrio, onde o grupo vai se reunir para iniciar o percurso. Passando pelo terceiro andar, na exposição “BOCA DO INFERNO”, de Carmela Gross, seguindo para o segundo andar para explorar a exposição Iberê e o Margs: trajetórias e encontros, que apresenta desenhos inéditos do artista. A finalização da atividade se dará quando o grupo chegar novamente ao Átrio, finalizando o percurso elaborado pelo arquiteto.
07 de setembro | 16h às 17h
Número de vagas: 25 participantes
Faixa etária: Livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia
–
15 de setembro | Oficina de aquarela: Diálogos com a água
A partir da exposição Iberê Camargo: Território das águas, o Educativo da Fundação Iberê convida o público para uma oficina de aquarela pensando como a relação com a água molda nossas trajetórias. Através da imprevisibilidade das manchas e formas criadas a partir da técnica, a atividade pretende explorar as possibilidades de novas ideias e percursos criativos.
15 de setembro | 15h às 17h
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 7 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/f84qpTdBSk
–
21 de setembro | Mediação espontânea
Convidamos o público para uma conversa sobre a exposição Iberê Camargo: Território das águas, que fala justamente de como o artista teve uma relação próxima com os rios e lagos de onde viveu e como os defendia numa época em que o debate ambiental não tinha a dimensão que tem hoje. A atividade tem início no Átrio, onde o grupo vai se reunir para iniciar o percurso e seguir para o quarto andar, para, através das três salas expositivas pensar também em nossas relações com esses corpos de água.
21 de setembro | 16h às 17h
Número de vagas: 25 participantes
Faixa etária: Livre
Atividade sem necessidade de inscrição prévia
–
29 de setembro | Oficina de Monotipia: Manchas e repetições
A monotipia é um processo de impressão onde só podemos ter uma cópia da imagem, Carmela Gross usa essa técnica para explorar diversas possibilidades e resultados a partir da temática principal da imagem dos vulcões. O Educativo da Fundação Iberê convida o público para experimentar em nosso ateliê esse tipo de gravura com um resultado único, e investigar as manchas como formas de criação.
29 de setembro | 15h às 17h
Número de vagas: 15 participantes
Faixa etária: a partir de 7 anos
Inscrições pelo formulário: https://forms.office.com/r/3dwVAFimXt
–