Cursos

Um dispositivo de aprendizagem voltado a artistas, curadores, educadores e pesquisadores das diferentes áreas, acadêmicas ou não, cujo intuito é debater e inventar novas formas de produção de conhecimento, tendo como eixos transversais as ciências sociais, as metodologias artísticas e o pensamento crítico-imaginativo.

-
Cursos

Para celebrar os 15 anos do projeto Álvaro Siza, a Fundação Iberê preparou mais uma programação especial!

No dia 30 de maio (terça-feira), a instituição estará com entrada gratuita das 14h às 18h. Além disso, os visitantes concorrerão a gravuras de três artistas que passaram pela experimentação no Ateliê de Gravura: Carlos Contente (RJ), Juliana Braga (SP) e Shirley Paes Leme (GO). Também haverá visita mediada especial e duas oficinas de Monotipia, às 14h30 e às 15h30, com Eduardo Haesbaert, assistente de Iberê Camargo e responsável pelo Ateliê de Gravura. Nessas oficinas, serão utilizados elementos naturais do entorno do prédio para experimentação na produção artística.

A monotipia é um processo híbrido entre a pintura, o desenho e a gravura. Ao mesmo tempo possui características próprias da gravura, como a inversão da imagem. E, diferente da gravura, se consegue a reprodução de um desenho numa prova única, daí o nome “monotipia”.

 

Sobre o sorteio

Serão sorteadas três obras produzidas no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê. Todo o público que visitar a instituição no dia 30 de maio de 2023, entre 14h e 18h, poderá participar do sorteio. A inscrição para o sorteio será presencial, no balcão da recepção.

O sorteio dos três ganhadores (sendo uma gravura por ganhador) ocorrerá às 18h15, no Átrio. O resultado será divulgado ao vivo nas redes sociais. Os ganhadores poderão retirar as suas obras até o dia 04 de junho de 2023, durante o horário de funcionamento da Fundação Iberê.

*As obras sorteadas não possuem moldura;
**Ao participar do sorteio você autoriza o uso de sua imagem.

Confira as obras que serão sorteadas:

chevron-right chevron-left

PROGRAMAÇÃO

30 de maio | Terça-feiraVisitação: 14h às 18h (última entrada)Entrada gratuita

14h30: Oficina de Monotipia com Eduardo HaesbaertInscrições gratuitas | Clique aqui

15h30: Oficina de Monotipia com Eduardo HaesbaertInscrições gratuitas | Clique aqui 

16h: Visita mediada especialInscrições gratuitas | Clique aqui

18h15: Sorteio de obrasInscrições gratuitas 

12.jun-12.jun.22
16:00-17:30
Cursos

Neste domingo, dia 12/06, a Fundação Iberê celebra o Dia dos Namorados com uma oficina xilogravura.

O processo da xilogravura é muito parecido com o carimbo. Nesta técnica, a madeira é entalhada com instrumento cortante, formando a figura que se pretende reproduzir sobre papel ou outro suporte adequado.

Cada inscrição é válida para uma dupla.

Convide alguém especial e venha participar de uma oficina que vai te aproximar de um dos processos mais antigos de reprodução de imagens.

A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos, as  inscrições são gratuitas!

Clique aqui para se inscrever!

Data: 12/06
Horário: 16h às 17h30
Número de vagas: 14 participantes
Público alvo: jovens e adultos com idade a partir de 16 anos
Local: Fundação Iberê
Inscrições gratuitas!

20.jul-20.jul.19
15:00-16:00
Cursos

Passa pra lá, passa pra cá! A agulha costura a história da existência coletiva e individual. Tramar fios é uma habilidade passada de geração em geração e carrega consigo a ancestralidade daqueles que estavam a costurar. Bordar nos tecidos pode ser inserir no pano histórias, falar sobre identidade e
pertencimento. Através da história da artista em exposição na Fundação Iberê, Louise Bourgeois nos convida a refletir sobre o tecer, memória e afeto. Mitti Mendonça, artista e escritora nos convida a pensar sobre raízes e pertencimento através dos seus trabalhos em bordado. Nesta oficina, a Fundação Iberê convida você a tramar fios e dar nós com a presença de Mitti Mendonça.
(mais…)

07.jul-07.jul.19
15:00-16:00
Cursos

O que o outro vê quando olha você?
(mais…)

06.jul-06.jul.19
15:00-17:00
Cursos

Qual animal simboliza sua infância?
(mais…)

22.jun-22.jun.19
15:00-17:00
Cursos

Por quê falar de sustentabilidade?

Viver na cidade por vezes é passar pelo dilema da ausência de tempo e aumento de demandas de trabalho. Estes estabelecem um antagonismo de desejos, colocando-nos na necessidade de buscar
(mais…)