Iberê nas Escolas

O programa Iberê nas Escolas tem como objetivo levar a arte para as escolas da rede municipal.

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Iberê nas Escolas

O que nasceu como um projeto, ao longo dos últimos cinco anos, tornou o Programa Iberê nas Escolas. Realizado desde a primeira edição com o patrocínio da CMPC, já deixou seu legado em escolas de Porto Alegre e Guaíba, com a participação efetiva de aproximadamente 800 alunos em situação de vulnerabilidade, com idades entre 12 e 15 anos.

O Programa teve início em 2019, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. Ao longo daquele ano, o Iberê nas Escolas proporcionou para mais de 250 crianças e adolescentes, no contraturno das aulas, atividades que tinham a arte integrada com outras áreas da vida, com o intuito de ajudar no desenvolvimento de habilidades de educação ambiental, raciocínio matemático, socioemocionais, leitura/escrita de diversos gêneros textuais, entre outros, seguindo os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na pandemia, o projeto foi aplicado na sua versão síncrona – Iberê Lab, atendendo 163 jovens do 5º ano de cinco escolas da rede municipal da cidade de Guaíba. Numa bem-sucedida parceria público-privada, que uniu a SMED e a CMPC, o Programa assumiu o compromisso de apoiar novas ações em um momento atípico na educação como um laboratório para descobertas e desenvolvimento de potencialidades coletivas, combinando a arte e a tecnologia para exercer o protagonismo, a pesquisa e a troca criativa entre os estudantes na relação digital.

Em 2022, as atividades retornaram ao formato inicial, com a volta das aulas presenciais em Eldorado do Sul, na Casa Lar Luz da Criança. Com um espaço próprio totalmente reformado pela Prefeitura de Eldorado do Sul, os arte-educadores puderam criar relações profundas com os alunos, acompanhando todo o processo, desde o acolhimento na casa, as refeições, os momentos de rodas de conversa e leitura, até a criação dos projetos a partir das diferentes linguagens artísticas cuidadosamente planejadas pela equipe da coordenação, educadoras sociais, arte-educadora e oficineiras, sempre atentas às demandas e interesses do grupo atendido.

Em 2023 o Programa Iberê nas Escolas teve continuidade, em Eldorado do Sul, mantendo o seu planejamento pedagógico ao longo de todo ano letivo.

Em junho de 2024, ainda sofrendo os efeitos da enchente que atingiu grande parte dos municípios do RS, o Programa inaugurou uma nova etapa de sua proposta de envolver alunos de escolas públicas e a arte. Vinte crianças autistas – com idades entre 5 e 12 anos – afetadas tragédia humanitária na cidade de Guaíba, foram integradas ao novo projeto Iberê (TE.A)rte.

Utilizando a arteterapia como ferramenta de apoio, escuta e intervenção, o (TE.A)rte surge como um espaço para que elas pudessem expressar suas emoções e lidar com o trauma – perda parcial e/ou total de seus lares, histórias e memórias –, incentivando a criatividade de cada uma.

A metodologia é aplicada por profissionais da saúde e arteterapeutas com formação experiência em arteterapia e TEA, que mantém contato direto com os cuidadores e/ou equipe multidisciplinar que acompanha a evolução da criança, adaptando as práticas terapêuticas de acordo com as necessidades individuais e preferências.

Para o ano de 2025, o programa segue em execução nas cidades de Guaíba, com a metodologia de arteterapia e, em Barra do Ribeiro, atendendo 100 alunos no contraturno escolar nas três unidades de ensino da rede municipal.

 

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

 

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Iberê nas Escolas

O Iberê nas Escolas tem como objetivo levar a arte para as escolas da rede municipal. A iniciativa faz parte da ação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de qualificar o turno integral oferecido nas escolas municipais. As instituições desenvolveram quatro eixos, sendo eles: letramento, numeramento, iniciação científica e educação do sensível (artes e esportes).

As atividades do programa integram as áreas de educação ambiental, raciocínio matemático, leitura e escrita de diversos gêneros textuais e habilidades socioemocionais, tendo as artes e suas diferentes linguagens como teia: arquitetura, desenho, pintura, música, teatro, contação de histórias, escultura, linguagem multimídia e montagem de espetáculos e exposições.

Para mais informações, veja o relatório abaixo: