Últimos dias para visitar a exposição Os Quatro – Grupo de Bagé na CAIXA Cultural Brasília

24.jun.25

Após três meses com sucesso de público na CAIXA Cultural Brasília, a exposição Os Quatro – Grupo de Bagé encerra neste domingo. A mostra apresenta o legado de Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues e Glênio Bianchetti, fundadores do Clube de Gravura de Porto Alegre (1950) e do Clube de Gravura de Bagé (1951).

Realizada em parceria com a Fundação Iberê, a exposição recupera a memória de um dos movimentos artísticos mais importantes do Brasil. Além de fundamentais para a popularização dos clubes de gravura no Brasil, os quatro tinham um compromisso social para que a arte fosse acessível e não ficasse restrita à elite. ​

Com curadoria de Carolina Grippa e Caroline Hädrich, Os Quatro – Grupo de Bagé reúne mais de 180 itens como obras, ilustrações e exemplares raros das revistas Horizonte, Senhor, que percorrem a história que eternizou na gravura atividades e paisagens do interior gaúcho.

Uma mistura de temas universais e modernos, elaborada a partir da experiência e da representação de aspectos regionais, é o que caracteriza e une o trabalho Scliar, Danúbio, Glauco e Bianchetti, mais por sua proximidade e camaradagem do que propriamente por um desejo de formar um movimento com uniformidade estética, ficou conhecido como Grupo de Bagé. Um grupo de pessoas muito talentosas que o acaso uniu, e que criou um trabalho tão sólido que a passagem do tempo apenas renova seu interesse.

As obras pertencem a 23 instituições e acervos particulares. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Porto Alegre), Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Gravura Brasileira/FAT/Urcamp (Bagé, RS) e Instituto Carlos Scliar (Cabo Frio, RJ) são algumas das instituições a emprestarem obras; além de outras do espólio de Danúbio Gonçalves e Glênio Bianchetti, cedidas por suas famílias.

SERVIÇO
[Artes Visuais] Os Quatro – Grupo de Bagé

Local: CAIXA Cultural Brasília. SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4, Asa Sul, Brasília/DF
Visitação: até 29 de junho de 2025 | Domingo | 9h às 21h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência 
Informações: (61) 3206-6456 | site da CAIXA Cultural