Estêvão da Fontoura fala sobre Arte e Tecnologia: da possibilidade à realização no contexto do RS na 10ª edição do Radar XLab
O Sebrae RS e a Fundação Iberê realizam no dia 24 de outubro (segunda-feira) a 10ª edição do Radar XLab, uma iniciativa de cocriação orientada pelo design, que busca gerar conhecimento compartilhado com o ecossistema de inovação, ouvindo as principais vozes da sociedade e abordando temáticas relevantes do amanhã. O encontro, que ocorre das 14h30 às 17h30, no auditório da Fundação, abordará a cultura maker e hacker como possibilidade de expressão artística, em uma série especial sobre arte e tecnologia. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia pelo Sympla aqui.
Nesta edição, o artista multimídia Estêvão da Fontoura falará sobre “Arte e Tecnologia: da possibilidade à realização no contexto do Rio Grande do Sul”, contextualizando o sistema da arte no Rio Grande do Sul e apresentando os conceitos de “tecnologia”, “gambiarra”, “cultura maker”, “do it yourself” e “hacker”, além de apresentar sua trajetória enquanto artista negro e professor.
Doutorando em Poéticas de Processos Híbridos (PPGAV-IA-UFRGS 2022), Estêvão é mestre em Informática na Educação pelo IFRS, especialista em Pedagogia da Arte pela Faculdade de Educação da UFRGS (2009) e Licenciado em Artes Visuais (2018) e Bacharel em Artes Plásticas (Habilitação em Desenho) pelo Instituto de Artes da UFRGS (2003). É professor de arte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Osório. Foi curador das mostras brasileiras nas trienais Eksperimenta! 2014 e 2017, em Tallinn, Estônia, e vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, em 2012, com o Projeto Casa Grande, do qual foi co-autor.
Ao final da palestra, o público será convidado para um workshop de cocriação e para uma visita mediada pelas exposições em cartaz na Fundação Iberê.