O Educativo

O programa educativo da Fundação Iberê tem como objetivo principal aproximar a população deste espaço cultural, a fim de constituir e formar um público que tenha acesso às diferentes linguagens artísticas, em especial, as artes visuais.

O programa promove o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo e busca aproximar o público da arte moderna e contemporânea. Desenvolve materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais. Atua na formação de mediadores e novos profissionais para o campo da arte. Realiza visitas mediadas e técnicas, oficinas, encontros de orientação para educadores e publicação de materiais didáticos. São propostas também atividades de artes integradas e debates sobre temas ligados à arte e à cultura.

A Fundação, com seu programa educativo, pretende consolidar este espaço como um importante polo de formação cultural, de debates sobre arte e educação e de inserção de tecnologias criativas na produção artística.

Atividades

O programa educativo conta com três eixos de atuação: mediação, formação e ações educativas expandidas, todas gratuitas.

1) Mediação:

Visitas mediadas
São visitas às exposições para grupos escolares, em todos os níveis de ensino. Mediante agendamento prévio, essas visitas procuram estimular a participação dos visitantes e contam com a presença de um ou dois mediadores responsáveis pela condução do grupo no espaço expositivo. As visitas mediadas podem incluir atividades práticas, oficinas ou projeção de vídeos em seu roteiro.

Visitas técnicas
Grupos especializados – estudantes de arquitetura e de artes visuais, artistas, entre outros – podem solicitar uma visita técnica com ênfase nos aspectos arquitetônicos da Fundação Iberê. As visitas técnicas podem incluir atividades práticas, oficinas ou projeção de vídeos em seu roteiro.

2) Formação:
Atividades oferecidas para o público espontâneo ou para grupos de professores com inscrição prévia.

Cursos e oficinas
São oferecidos cursos de formação de mediadores, de artes integradas para professores e outros agentes culturais, além de oficinas de gravura e outras técnicas das artes visuais ou de outras linguagens, incluindo tecnologias criativas.

Palestras e debates
As palestras são oferecidas nas aberturas das exposições, com a participação do curador e/ou outro especialista no tema exposto. Temos também diversos artistas falando sobre seus trabalhos ou ciclos de especialistas discutindo temas que sejam importantes na formação cultural.

3) Ações educativas expandidas:
Atividades organizadas para o público espontâneo ou para grupos agendados com a finalidade de abranger outras formas de expressão artística, que podem estar vinculadas às exposições em cartaz ou a temáticas que sejam relevantes na formação cultural. Podem ocorrer na própria Fundação ou em outros espaços da cidade. São apresentações musicais, teatrais, saraus literários, encontros com autores, ilustradores, exibição de filmes com debates, palestras e oficinas.

 

Confira a agenda de atividades clicando aqui.

Informações através do e-mail educativo@iberecamargo.org.br ou telefone +55 51 3247 8013