A Fundação

A Fundação Iberê foi criada em 1995, com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística.

A cada ano, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades, que versam sobre a obra de Iberê Camargo e sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro e a literatura – e os mais diversos campos do conhecimento.

A atual sede da Fundação, inaugurada em maio de 2008, foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. O prédio, criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Visão
Ser um centro de excelência dedicado à obra de Iberê Camargo e à reflexão sobre arte moderna e contemporânea, para onde convergem os mais variados públicos e segmentos sociais.

Propósito
Preservar o acervo, promover a pesquisa e a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação dos públicos da Fundação com a arte, a cultura e a educação a partir de programas transdisciplinares que dialoguem com as diversas manifestações culturais e os mais variados campos do conhecimento.

Conheça a Fundação Iberê através de tour virtual do Google clicando aqui.

 

Imagem: Detalhe da fachada da Fundação Iberê. Foto © Gustavo Possamai

A Arquitetura

Considerado um dos projetos mais importantes do arquiteto português Álvaro Siza, recebeu o Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2002 e o Mies Crown Hall Americas Prize em 2014, configurando-se como um referencial arquitetônico internacional.

Durante 13 anos, a Fundação Iberê teve como sede a casa onde o artista viveu e manteve seu ateliê desde 1988, no bairro Nonoai, em Porto Alegre. Em maio de 2008, a instituição inaugurou sua nova sede, primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O projeto foi considerado um dos mais importantes já realizados por ele, que já fez projetos em Portugal, Espanha, França, Itália, China, Japão, Rússia e Coréia do Sul. Recebeu o troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002 (prêmio, até então, inédito para a América do Sul), e o Mies Crown Hall Americas Prize, em 2014, configurando-se como um referencial arquitetônico não apenas para a cidade de Porto Alegre, mas também para o país.

A Fundação conta com uma área total de 8.250m², construída em um terreno doado em 1996 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, às margens do Guaíba. O trabalho técnico de planejamento do espaço foi realizado ainda em 1999, mesmo ano em que Siza foi convidado a desenvolver a parte arquitetônica, dando início ao projeto – cujas obras foram iniciadas com o lançamento da pedra fundamental, em junho de 2002.

Primeira no Brasil a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção. Desenvolvido pela construtora Camargo Corrêa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi um dos vencedores do 3º Prêmio de Tecnologia e Construtividade, criado pela UN Infra-estrutura.

Com a inauguração da sede, a Fundação Iberê pode ampliar todas as suas atividades: o acervo ganhou as condições mais avançadas de armazenamento e preservação; o projeto de catalogação se fortaleceu; o programa educativo passou a ter mais atividades e a receber mais escolas; os ciclos de palestras cresceram; o Programa Artista Convidado do ateliê de gravura ganhou mais espaço e uma programação constante e, sobretudo, a instituição expandiu seu programa de exposições. Além de apresentar obras de Iberê Camargo e de outros grandes nomes da arte brasileira, nos últimos anos a Fundação realizou mostras em conjunto com instituições, como a Fundação Cisneros e o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Conheça a Fundação Iberê através de tour virtual do Google clicando aqui.

Assista Mestres em Obra, documentário sobre o processo de criação e execução da Fundação Iberê clicando aqui.

 

Imagem: Detalhe da Fundação Iberê. Foto © Ronaldo Azambuja

Conselheiros
Presidente
Jorge Gerdau Johannpeter
Arthur Bender Filho
Arthur Hertz
Beatriz Bier Johannpeter
Celso Kiperman
Dulce Goettens
Fernando Luís Schüler
Frances Reynolds
Glaucia Stifelman
Hermes Gazzola
Isaac Alster
Joseph Thomas Elbling
Júlio Cesar Goulart Lanes
Lia Dulce Lunardi Raffainer
Livia Bortoncello
Nelson Pacheco Sirotsky
Renato Malcon
Rodrigo Vontobel
Sérgio D’Agostin
Wagner Luciano dos Santos Machado
William Ling
Conselho Fiscal
Carlos Cesar Pilla
Carlos Tadeu Agrifoglio Vianna
Gilberto Schwartsmann
Heron Charneski
Ricardo Russowsky
Volmir Luiz Gilioli
Diretores
Diretor-Presidente
Mathias Kisslinger Rodrigues
Vice-Presidente
Daniel Skowronsky
Anik Ferreira Suzuki
Anna Paula Vasconcellos Ribeiro
Flavia Soeiro
Ingrid de Króes
Jorge Juchem Zanette
Justo Werlang
Patrick Lucchese
Pedro Dominguez Chagas
Equipe
Diretor-Superintendente
Emilio Kalil
Superintendência-Executiva
Robson Bento Outeiro
Secretaria Executiva
Nara Rocha
Comunicação e Imprensa
Roberta Amaral
Design e Plataformas Digitais
José Kalil
Programa Educativo
Lêda Fonseca, consultoria pedagógica
Daniele Barbosa e Ilana Machado, coordenação
Juliana Corrêa, assistente de coordenação
Alícia Kern, Ana Carolina Chini, Brenda Leie, Eduarda Fassina Silva, Gabrielle Aguiar Lopes, Luís Hofmeister, Pedro Dalla Rosa, Renato Vargas e Vítor Daniel Rosa, mediação
Acervo/Ateliê de Gravura
Eduardo Haesbaert
Gustavo Possamai
Nina Sanmartin
Jonathas Rosa dos Anjos, assistente
Administrativo/Financeiro
Luciane Zwetsch
Guilherme Collovini, assistente
Consultoria Jurídica
Silveiro Advogados
Gestão do Site e TI
Machado TI
Produção
Thiago Araújo
Raphael Costa
Conservação e Manutenção
Lucas Bernardes Volpatto, consultor
Arnaldo Henrique Michel, encarregado
Receptivo
Andressa Dresch
Laura Palma
Mantenedores
Benemérito
Jorge Gerdau Johannpeter
Conselheiros Mantenedores
Arthur Hertz
Beatriz Bier Johannpeter
Celso Kiperman
Dulce Goettems
Frances Reynolds
Glaucia Stifelman
Hermes Gazzola
Isaac Alster
Joseph Thomas Elbling
Júlio Cesar Goulart Lanes
Livia Bortoncello
Nelson Sirotsky
Renato Malcon
Rodrigo Vontobel
Sergio D'Agostin
Wagner Luciano Dos Santos Machado
William Ling
Ouro
Ana Logemann
Anna Paula Vasconcellos Ribeiro
Irineu Boff
Justo Werlang
Patrick Lucchese
Silvana Zanon