Horários

Sábados e domingos, das 14h às 19h
Último acesso às 18h45

Mediação para grupos

De quartas a sextas-feiras às s 9h30, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h,
e às quintas, às 9h30, 11h, 13h, 14h e 16h.

através de agendamento prévio pelo e-mail
agendamento@iberecamargo.org.br
ou telefone +55 51 3247 8001

Como chegar

Endereço
Av. Padre Cacique, 2000
Porto Alegre RS

De ônibus

As linhas regulares de lotação que vão até a Zona Sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como as linhas de ônibus Serraria 179 e Serraria 179.5. É possível tomá-las a partir do centro da cidade ou em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do Barra Shopping Sul, por onde passam diversas linhas de ônibus com destino a outros pontos da cidade.

À pé

A partir da orla do Guaíba, o acesso à Fundação pode ser feito pela passarela subterrânea para pedestres, localizada na entrada do estacionamento, durante os horários de visitação.

De táxi

Embarques e desembarques devem ser realizados pelo recuo à esquerda da Avenida Padre Cacique, logo antes do prédio da Fundação.

De carro

O estacionamento, administrado pela Safe Park, localiza-se no subsolo da Fundação. Sua entrada fica ao lado direito da Avenida Padre Cacique, logo antes do prédio.

De bicicleta

A Fundação dispõe de dois bicicletários, um localizado dentro do estacionamento e outro na parte posterior do prédio, onde sua utilização é gratuita. Próximo à orla do Guaíba, há uma estação de bicicletas públicas de aluguel do Bike Poa.

Catamarã

Há uma estação pluvial do catamarã em frente ao Barra Shopping, a 800 metros da Fundação. Além de passageiros, é permitido o transporte de bicicletas. Consulta de horários através do site da empresa Catsul.

Acessibilidade

O prédio da Fundação tem acessibilidade para pessoas com deficiência e disponibiliza cadeiras de rodas para necessidades especiais.

Agende sua visita

A Fundação Iberê Camargo organiza visitas mediadas destinadas a vários tipos de públicos, além de outras atividades, abordando temas relacionados ao acervo e às exposições em cartaz.

O agendamento para visita mediada é gratuito para grupos a partir de 10 pessoas e deve ser feito através do e-mail agendamento@iberecamargo.org.br ou do telefone +55 51 3247 8001.

As visitas agendadas são realizadas às quartas e às sextas-feiras, às 14h e às 16h, e às quintas, às 10h.

Aos sábados e domingos são oferecidas visitas mediadas abertas à participação de todos os visitantes, em horários especiais e sem necessidade de agendamento.

Visitas mediadas
São visitas às exposições para grupos escolares dos ensinos infantil (crianças a partir de 5 anos), fundamental e médio, educação de jovens e adultos (EJA), grupos universitários e público em geral. Mediante agendamento prévio, essas visitas procuram estimular a participação dos visitantes e contam com a presença de um ou dois mediadores, responsáveis pela condução do grupo no espaço expositivo. As visitas mediadas podem incluir atividades práticas, oficinas ou projeções de vídeos em seu roteiro.

Visitas técnicas
Grupos especializados – estudantes de arquitetura e de artes visuais, artistas, entre outros – podem solicitar uma visita técnica com ênfase nos aspectos arquitetônicos da Fundação Iberê Camargo. Estas visitas podem incluir atividades práticas, oficinas ou projeções de vídeos em seu roteiro.

Orientações para visitação
A Fundação Iberê Camargo apresenta, em seus espaços expositivos, obras de arte de relevância nacional e internacional. Para que esse patrimônio seja acessível às futuras gerações e para que sua visita seja a melhor possível, observe nossas orientações:

● Por motivos de conservação, é expressamente proibido tocar nas obras.

● É permitido fotografar desde que as imagens não sejam utilizadas para fins comerciais. No espaço expositivo é proibido fotografar com flash ou usando de tripé e, em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Portanto, o melhor a fazer é sempre informar-se na recepção antes de fotografar.

● Não é permitido filmar.

● Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos no espaço expositivo, inclusive chicletes e balas.

● Não é permitido ingresso com animais, exceto cão-guia para pessoas com deficiência visual.

● Bolsas e mochilas de pequeno porte são permitidas, desde que sejam carregadas na frente do corpo e tomando-se o cuidado de não aproximá-las das obras. Objetos de maior porte devem ser deixados na chapelaria existente no átrio da Fundação. O serviço é gratuito.

● É recomendável que se evite falar ao celular durante a visitação.

● Apenas lápis de grafite é permitido para anotações, exceto em casos autorizados.

● Carrinhos de bebê são permitidos, embora seu uso em certas salas possa ser limitado.

● Acompanhe seus filhos com vigilância e responsabilidade. Por questões de segurança, não é permitido correr no espaço expositivo ou tocar nas obras.

A Fundação Iberê Camargo reserva-se o direito de impedir o acesso de pessoas cuja conduta apresente risco à segurança das obras em exposição ou que possa perturbar o bem-estar dos demais visitantes.

Orientações para visitação mediada em grupos
Além dos itens acima, considerar:

● Os mediadores da Fundação irão acompanhar os grupos durante toda a visita; no entanto, caberá ao professor ou responsável manter a organização do grupo no espaço expositivo.

● Recebemos grupos de até 50 alunos, sendo necessário um responsável para cada 20 participantes. Grupos de crianças com idades entre 4 e 7 anos deverão ter um responsável para cada 15 alunos; esses grupos ficam limitados a 25 participantes por horário. Não serão recebidos grupos sem responsáveis.

● Atrasos ou adiantamentos acima de 20 minutos do horário marcado para a visita podem prejudicar o atendimento do seu e dos demais grupos recebidos por nossa equipe. Em caso de descumprimento de horário, pode ser necessário que seu grupo aguarde para acessar a Fundação.

● Recomenda-se não trazer mochilas para a Fundação. Caso haja essa necessidade, as mesmas deverão ser guardadas na chapelaria (gratuita) antes da visita. Bolsas devem ser conduzidas na mão, tomando-se o cuidado de não aproximá-las das obras.

● Lembre-se que vocês farão uma visita a uma instituição cultural. Oriente a sua turma para que saiba aproveitar a oportunidade e explique as especificidades desse tipo de espaço, alertando para uma conduta adequada. É importante que não se faça ruído em demasia, uma vez que a Fundação é um lugar público e com fluxo contínuo de visitantes.

Aos mediadores, por questões de segurança, é reservado o direito de suspender a visita caso o grupo desrespeite as orientações acima.

A Fundação Iberê Camargo agradece a sua compreensão e deseja uma ótima visita!

Café

O Press Café integra um dos melhores e mais premiados grupos gastronômicos do país. Possui uma equipe de baristas premiados, oferece lanches e sobremesas e tem capacidade para 40 lugares.

Horário de funcionamento
Sábados e domingos, das 14h às 19h
Durante eventos especiais, informe-se através do telefone +55 51 3247 8000

Loja

A Loja d’Arte, localizada no átrio, oferece produtos para os admiradores de design, arquitetura, decoração e cultura. Apresenta a exclusiva linha da grife Fundação Iberê Camargo, além de livros, artigos selecionados em papelaria, decoração, bijuterias, brinquedos, objetos de arte e artesanato, com design assinado por reconhecidos artistas e artesãos gaúchos.

Horário de funcionamento
Sábados e domingos, das 14h às 19h

Programe seu Evento

A Fundação Iberê Camargo conta com espaços únicos para realização de eventos e atividades em diferentes formatos. Conheça os espaços disponíveis e programe seu evento!

Entre em contato e saiba mais:
contato@iberecamargo.org.br
+55 51 3247 8045