Aliança Francesa e Fundação Iberê apresentam sábado o resultado da residência artística do francês Louis Guillaume
Synchretismo é a primeira produção realizada no ateliê localizado na casa onde viveu o pintor Iberê Camargo, no bairro Nonoai. Entrada gratuita
No próximo sábado (16), a Aliança Francesa Porto Alegre e a Fundação Iberê apresentam Synchretismo: mostra de residência de Louis Guillaume. O evento acontece na Casa Iberê (Rua Alcebíades Antônio dos Santos, 110 – Nonoai), das 11h às 17h, e contará com interpretação de LIBRAS e tradução.
Aos 28 anos, o artista francês vive e trabalha em La Rochelle, onde desenvolve uma prática artística ligada à natureza e às estações, na qual cada mês do ano permite a colheita de materiais do meio ambiente. Através de seu olhar e manipulação, esses elementos, recolhidos em passeios e deambulações no espaço natural e urbano, transformam-se em instalações orgânicas que preservam os atributos originais dos materiais e enfatizam suas capacidades plásticas, sem deixar, portanto, de evocar a natureza.
Em Porto Alegre, o artista recolheu materiais na Trilha Iberê – localizada atrás do prédio da Fundação –, na orla do Guaíba e no Mercado Público. Além de se hospedar na casa que viveu Iberê Camargo, foi no ateliê do pintor que Louis produziu as obras desta mostra.
Camila Proto: uma artista brasileira na França
A residência cruzada acontece no âmbito do 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, que também selecionou a artista brasileira Camila Proto para uma residência artística no Centre Intermondes de La Rochelle, em 2024. O prêmio é promovido pela Aliança Francesa Porto Alegre, com apoio da Fundação Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e conta com o patrocínio da Timac Agro.
Aos 27 anos, Camila é doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dentre sua participação em exposições, destacam-se o Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa (2019 e 2020, Porto Alegre), o 10º Festival Novas Frequências (2020, Rio de Janeiro), a Exposição Internacional “ComCiência” (2019, Belo Horizonte), o I Circuito Latino-americano de Arte Contemporânea (2021, Porto Alegre) e a exposição Abre-Alas 18, na Galeria A Gentil Carioca (2022, Rio de Janeiro).
Ela também se consagrou como a artista mais nova a ter uma individual no Margs. TERRALÍNGUA, que especulou a composição da linguagem e do planeta, integrou em 2023 o programa público Poéticas do Agora.
SERVIÇO
Synchretismo: mostra de residência de Louis Guillaume
Quando: 16 de dezembro, das 11h às 17h
Onde: Casa Iberê – Rua Alcebíades Antônio dos Santos, 110 – Nonoai
Entrada franca
Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre e Fundação Iberê
Patrocínio: Timac Agro
Apoio: Casa Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Financiamento: Ministério da Cultura e Governo Federal