Fundação Iberê apresenta uma semana de espetáculos infantis de teatro e música 

12.dez.23

Entre 19 e 22 de dezembro (terça a sexta), o Educativo da Fundação Iberê apresenta o projeto “Fim de Tarde na Fundação”. Serão quatro espetáculos gratuitos de música e teatro para crianças, sempre às 17h30, na área externa do prédio. Nesta mesma semana, o centro cultural também abrirá gratuitamente para visitação.   

A partir do dia 22, o centro cultural entra em recesso, retornando em 4 de janeiro de 2024.  

PROGRAMAÇÃO
Na terça-feira (19), o Grupo Cuidado Que Mancha apresenta “A Família Sujo”, primeira produção de radioteatro infantil, com sonoplastia feita ao vivo por diversos objetos que compõem o cenário.   

Com direção de Mirna Spritzer e Raquel Grabauska para o texto de Gustavo Finkler, Angelo Primon, Juçara Gaspar e Raquel Grabauska contam a história de uma família que não capricha muito na limpeza. O pai, Sérgio Sujo, e a mãe, Sula Sujo, vivem sem maiores problemas, sem banho e sem muitos amigos. Mas a confusão começa quando a filha do casal, Sílvia Sujo, desaparece misteriosamente em meio à sujeira.    

Na quarta (20), é a vez do espetáculo “A Princesa Careca”. A peça conta a história de Nique, uma criança que almeja sair do castelo onde mora, pois já leu todos os livros de sua biblioteca. Após uma conversa com sua mãe, que lhe promete pensar sobre o pedido de “viver aventuras fora do reino”, ela imagina um mundo de possibilidades, vivendo experiências inspiradas pelos livros e histórias que conhece. Ao longo de sua jornada, a menina depara-se com anseios e incertezas ainda não muito bem desenvolvidas, e é com o entendimento e afirmação de certos valores (tais como confiança, reflexão e amor) que a personagem compreende um pouco mais de si e de seu crescimento.   

Com dramaturgia de Franchesca Coppola e direção de Savana Ferreira, o elenco conta com Gabi Fernandes, Jéssica Gladzik, Luiz Borges Natália Izaguirre e Pati de La Rocha.    

Na quinta-feira (21), a Fundação Iberê traz “Pitocando – um espetáculo de música para bebês e crianças”. Sensível, expressivo e lúdico, o espetáculo combina brincadeira e música, resgatando canções construídas acusticamente com as vozes de Cláudia Braga, Nina Braga e Ursula Collischonn e mais 40 instrumentos de diferentes origens (indiana, indígena, africana, portuguesa), além de outros confeccionados com materiais alternativos.    

E para fechar 2023, na sexta-feira (22), o professor e educador musical Bob Bopsin apresenta um espetáculo que envolve toda a família, propondo mágicas, histórias e brincadeiras, enquanto ensina aos pequenos o vocabulário de melodias, ritmos e movimentos.