Artista francês Louis Guillaume abre a programação de exposições do Paço Municipal em 2024

15.jan.24

Synchretismo é resultado da residência artística promovida pela Aliança Francesa e Fundação Iberê 

 

No dia 25 de janeiro (quinta-feira), às 18h, a Aliança Francesa Porto Alegre, a Fundação Iberê e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre, por meio da coordenação de Artes Visuais, inauguram na Sala Aldo Locatelli do Paço Municipal a exposição “Synchretismo”, de Louis Guillaume (FR). Os trabalhos são resultado da residência artística do artista, que passou 45 dias hospedado na casa-ateliê que pertenceu ao pintor Iberê Camargo, localizada no bairro Nonoai. Com orientação do artista Eduardo Haesbaert, que foi impressor de Iberê, Guillaume utilizou elementos naturais encontrados na orla do Guaíba e em sua rápida passagem pela cidade de Mostardas, a 175km de distância da Capital, para produzir as obras desta mostra.

“Graças ao trabalho no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, ao lado de Eduardo Haesbaert, eu pude, finalmente, superar a relação de intenção e de representação com o desenho para uma abordagem mais física, na qual o corpo está envolvido – levando o trabalho inevitavelmente à abstração. Essas folhas de papel foram trabalhadas no chão como uma pele curtida; delas, retirou-se qualquer forma de nobreza, procurando revelar a fragilidade e a descamação do papel, sua singularidade e vitalidade. As folhas de papel conheceram a chuva, o sol, o fogo, como se fossem as experiências de uma vida inteira ou, talvez, de suas origens reconstituídas. Muitas vezes inconcebíveis, os efeitos dos materiais que aparecem estimulam a imaginação e estabelecem a conexão que me faltava entre a pintura e a escultura”, descreve o artista.

Aos 28 anos, Louis Guillaume vive e trabalha em La Rochelle. Formado em Belas Artes pela École Européene Supérieure d’Art de Bretagne (EESAB-Rennes), tem sua prática ligada à natureza e às estações, resultando em instalações orgânicas produzidas com materiais recolhidos do espaço urbano.

Em 2022, Guillaume venceu o Prêmio Mondes Nouveaux, oferecido pelo Ministério da Cultura francês. No mesmo ano, realizou uma residência artística de dois meses em Manilla, nas Filipinas, por meio da parceria entre a Aliança Francesa de Manilla, o Centre Intermondes e a cidade de La Rochelle. Em 2024, após sua residência em Porto Alegre, o artista permanecerá por nove meses na Cité Internationale des Arts, em Paris, ao mesmo tempo em que liderará um projeto conjunto com o Centro de Arte Le Cyclope e o Conservatório Nacional de Perfumes, Plantas Medicinais e Aromáticas de Milly-la-Forêt.

A residência cruzada acontece no âmbito do 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, que também selecionou a artista brasileira Camila Proto, de 27 anos, para uma residência artística no Centre Intermondes de La Rochelle.

SERVIÇO
Exposição Synchretismo
Artista: Louis Guillaume (FR)
Organização: Gustavo Possamai (Fundação Iberê)
Quando: 25 de janeiro | 18h às 21h
Visitação: até 8 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Onde: Sala Aldo Locatelli Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico)
Entrada franca