Gravura 4, 1968
água-forte e água-tinta (lavis)
29,5 x 49,6 cm
Acervo Fundação Iberê
Tombo G124-1
Foto © Rômulo Fialdini
“[…] Percebemos claramente aquilo que o artista relatou: ‘Eu colocava o carretel sobre uma mesa assim como faz um pintor de naturezas-mortas […] Aí, então, tinha a mesa. Depois a mesa desapareceu, e o último resquício da mesa era apenas a linha horizontal. E, finalmente, desapareceram os carretéis.’ Não há mais, na Formação de carretéis, os vestígios da mesa, assim como também desapareceram totalmente os dos Carretéis em equilíbrio. O caminho em direção a uma libertação do rigor geométrico das formas anteriores vai se dissipando e, nas Figuras em movimento, Cartuchos e Gravura 4, observamos a libertação da formas no campo visual.”
GOMES, Paulo. Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares. Fundação Iberê Camargo: Porto Alegre, 2015. p. 44.