Figura I, 1973
água-tinta (processo do açúcar) e água-forte
49,7 x 29,6 cm
Acervo Fundação Iberê
Tombo G133-1
Foto © Rômulo Fialdini
“As séries de gravuras Vórtices e Figuras foram desenvolvidas no início da década de 1970 e apresentam essa dualidade entre formas puramente geométricas, oriundas dos carretéis, e formas orgânicas de configuração humana. Ambas apresentam as mesmas características formais: são construções verticais e hieráticas e apresentam, sem exceção, uma segmentação que indica uma organização em tudo similar a do corpo humano. Se não são figuras humanas ou suas simplificações, aparentam irresistivelmente as formas orgânicas humanoides do catalão Joan Miró (1893–1983) ou do escultor e gravador inglês Henry Moore (1898–1986).”
GOMES, Paulo. Iberê e seu ateliê: as coisas, as pessoas e os lugares. Fundação Iberê Camargo: Porto Alegre, 2015. p. 90.
O artista pulverizou toda a matriz desta gravura com grãos de breu fino e grosso para enriquecer a matéria da água-tinta. Para criar contrastes em algumas áreas da figura, utilizou a trama de água-forte e o processo do açúcar, trama essa que reforçou as áreas negras.