Parque da Redenção, 1985
serigrafia
37,1 x 47,4 cm
Acervo Fundação Iberê

Tombo G142-5

Foto © Fabio Del Re_VivaFoto

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“A impotência diante da condição humana, esse imenso tormento que assola o artista, assume na obra gravada de Iberê distintas possibilidades de materialização.
Após os primeiros ensaios dos momentos de retomada da gravura em seu regresso ao sul, Iberê prioriza a elaboração de serigrafias a partir de 1985. É o momento em que o artista se preocupa em anotar aspectos da vida cotidiana, como o rápido deslocamento dos transeuntes em seus passeios no Parque da Redenção. Registra também compulsivamente manequins, esses seres inertes que simulam a vida, que vivem enclausurados no interior das sedutoras vitrines das lojas da rua da Praia. Mas esses contatos de Iberê com os aspectos banais da vida assumem um lugar destacado na produção do artista, e incorporam o forte conteúdo de suas discussões existenciais.
Iberê elabora a primeira serigrafia desse período em 1985, Parque da Redenção, na qual transita um ciclista. No mesmo ano, elabora mais duas, nas quais se identificam pessoas e manequins. Estes nunca mais abandonarão a obra do artista até os derradeiros momentos de sua produção. […]”

ZIELINSKY, Mônica. Iberê Camargo: catálogo raisonné. Cosac Naify: São Paulo, 2006. p. 103.