Mulher sentada 7, 1944/1945
buril
14,2 x 11,4 cm
Acervo Fundação Iberê
Tombo G226-1
Foto © Fabio Del Re_VivaFoto
“A produção de gravuras desenvolve-se concomitantemente a sua pintura e a seu desenho. A forte inter-relação entre os diferentes meios é um aspecto marcante e permanente em sua produção, essencial para a compreensão das peculiaridades de sua obra como um todo. Os estudos a partir de modelos, em qualquer uma das técnicas, são intensos. Nesse momento, surge uma seqüência de gravuras de mulheres sentadas, que poderiam até mesmo configurar a ordenação de uma série. Observadas, uma após a outra, é possível nelas reconhecer uma gradual conquista de domínio do espaço, em especial nas suas soluções gráficas […]. Percebe-se o amadurecimento do artista ao abraçar limites mais extensos da matriz.”
ZIELINSKY, Mônica. Iberê Camargo: catálogo raisonné. Cosac Naify: São Paulo, 2006. p. 48-49.