Iberê nas Escolas: arte para todos

26.maio.20

De junho de 2019 a janeiro de 2020, o Programa Iberê nas Escolas esteve presente em seis escolas da rede municipal de ensino em Porto Alegre. Ao todo, 250 alunos foram atendidos – divididos em dez turmas – no turno inverso das aulas com atividades propostas por arte-educadores, que vão desde trabalhos artísticos a brincadeiras lúdicas, com o objetivo de auxiliar a formação dos alunos nos quatro eixos de ensino: letramento, numeramento, iniciação científica e educação do sensível. Nestes poucos meses de execução do projeto, alguns importantes impactos foram percebidos, não só nas crianças participantes, mas também no legado deixado às escolas.

Na EMEF Neusa Brizola, o espaço intitulado Jardim Árvore da Vida foi escolhido pelos alunos para revitalização, por ser a área em que mais gostavam de permanecer nos horários de intervalo. Eles participaram de todas as etapas de ideação e construção do espaço, contando com o apoio dos arte-educadores, jardineiro, oficineiros, além de professores e alunos de outras turmas. Foram utilizados materiais reciclados, como pneus, garrafas pets e pallets para a elaboração do mobiliário que ficará, permanentemente, na escola.

Já na EMEF Gabriel Obino, a turma de alunos criou a Horta dos Sentimentos e uma Biblioteca Ambulante com livros de literatura e materiais de contação de histórias, como personagens de pano, colcha de bordados e tapete.

Os trabalhos de revitalização ou benfeitorias no espaço escolar contou ainda com a pintura de brincadeiras e amarelinhas nos pátios das EMEFs Gabriel Obino e Lidovino Fanton. Em praticamente todas estas iniciativas de revitalização, a reutilização de materiais descartados promoveu uma conscientização sobre o lixo gerado, consumo consciente e o descarte adequado. A abordagem desses temas foi importante para que os estudantes olhassem para a escola e sua comunidade, inclusive gerando debates sobre o lixo com suas famílias. 

As visitas à Fundação Iberê também são ações multiplicadoras. Os professores que visitam o espaço pela primeira vez descobrem que a instituição tem entrada gratuita e que lá, além das exposições, eles podem participar de diversas atividades culturais e de formação. Alguns retornam com suas famílias, criando assim um ciclo virtuoso. Os alunos também levam para suas famílias grandes descobertas e isso gera novos retornos, bem como os aproxima das profissões envolvidas nas artes: mediadores, artistas, curadores e gestores, proporcionando às crianças e adolescentes novas perspectivas nos campos de estudo e trabalho.

Como uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Alegre, em complementar o turno inverso dos alunos nas escolas, esta foi a primeira edição do programa Iberê nas Escolas. O programa contou ainda com apoio da Viação Ouro e Prata, que conduziu alunos das seis escolas para visitas mediadas ao centro cultural.