Fundação Iberê promove neste sábado oficina de flores de papel, em diálogo com a exposição do estilista japonês Tomo Koizumi

31.mar.21

O Programa Educativo da Fundação Iberê promove, neste sábado (3), uma oficina de crisântemos de papel. “Florescendo Diálogos” antecede a abertura da exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi, prevista para a segunda quinzena de abril. A atividade gratuita ocorre das 15h às 17h, pelo Google Meet. As inscrições devem ser feitas clicando aqui!

Os crisântemos fazem parte da cultura japonesa e é uma das inspirações de Tomo para confeccionar suas roupas, que exploram elementos, cores, texturas e formas dos arranjos. Em sua exposição na Fundação Iberê, concebida pela Japan House São Paulo, serão apresentados treze surpreendentes vestidos do jovem estilista, revelação na semana de moda de Nova Iorque de 2019 e que vem conquistando respeito e admiração no mundo fashion. O designer se destaca por criações famosas pelo encantamento, em produções únicas feitas com 50m a 200m de organza japonesa cada uma, de cores e volumes extravagantes, que representam o seu universo recheado de referências nas artes tradicionais e na cultura pop japonesa. Para a mostra no Brasil, foram criadas também três peças exclusivas, mesclando referências do nosso Carnaval e dos kimonos tradicionais japoneses.

Nascido na província de Chiba, o designer de vestidos de 32 anos foi descoberto pelo dono de uma loja de varejo que ficou encantado pelas roupas produzidas por ele, ainda quando era estudante universitário. Fundou a sua marca “Tomo Koizumi” e, antes de sua ascensão ao mundo da alta costura internacional, trabalhou como figurinista para diversos designers japoneses. Em 2016, teve uma de suas peças usada por Lady Gaga durante uma visita ao Japão. No final de 2018, a carreira de Koizumi decolou quando seu perfil no Instagram (@tomokoizumi) foi descoberto por Katie Grand (na época, editora-chefe da revista inglesa LOVE), que ficou fascinada por seu trabalho, orquestrando um desfile na semana de moda de Nova Iorque (2019) com apoio de Marc Jacobs e de um grande time de peso. Tomo Koizumi levou à passarela seus vestidos volumosos e coloridos, surpreendendo o público e tornando-se destaque nos principais veículos de imprensa e nas redes sociais de todo o mundo.

A Fundação Iberê tem o patrocínio de OleoPlan, Itaú, Grupo Gerdau, CMPC – Celulose Riograndense, Vero Banrisul, Lojas Renner, Sulgás, Renner Coatings, Dufrio e Instituto Unimed Rio Grande do Sul, apoio de Unifertil, Dell Tecnologies, DLL Group, Viação Ouro e Prata, Laguetto Hoteis, Nardoni Nasi e Isend, com realização e financiamento da Secretaria Estadual de Cultura/ Pró-Cultura RS e da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania / Governo Federal. A exposição “Pardo é Papel” é realizada pelo Instituto Inclusartiz com patrocínio do Grupo PetraGold.

SERVIÇO
Oficina Florescendo Diálogos
Quando: 3 de abril | Sábado | 15h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7aVML2r5H7NEhLRjI2uxhvZUOTg3WVZOMDdOVDA0VUlQSjYxVjlVQ0VFOC4u