A Hora do Conto na EMEF Gabriel Obino

Lucas Pierozan
03.fev.20

Organizada coletivamente pelo arte educador Kauê Nery e pela oficineira Mariana Hörlle junto aos alunos da turma do programa Iberê nas Escolas, a Hora do Conto foi apresentada pela turma para os demais alunos da EMEF Gabriel Obino.

Em uma sala com cenário produzido pelas crianças com animas de papel maché e uma colcha construída com retalhos, cada aluno bordou sua história preferida do livro Eu, Você e tudo que existe, com texto de Liliana Lacocca e ilustrações do artista Siron Franco. Com fuxicos costurados pela turma junto à oficineira Mariana, o tapete serviu para que os alunos manipulassem os personagens de suas história sobre ele.

Além da produção dos personagens e do próprio tapete, os alunos produziram áudios das histórias que foram reproduzidos durante a contação de cada criança. A turma ainda se dividiu para dedicar-se a produzir a sonoplastia do vento e das ações encenadas. Outros ainda, estavam incumbidos de auxiliar na organização e acomodação das turmas que chegavam para formar a platéia, que foi composta por alunos da Educação Infantil e outras turmas, acompanhados de suas professoras e a supervisão da Escola.

chevron-right chevron-left

As apresentações da Hora do Conto resultaram do trabalho realizado pelo arte educador e a oficineira responsáveis pela turma, durante todo o ano. A confecção dos personagens e dos materiais apoiou os estudos de numeramento dos alunos, além da literatura que esteve sempre presente em todo o processo. Durante a realização do projeto, a turma ainda criou uma horta e uma Biblioteca Ambulante com livros de literatura e materiais de contação de histórias, como personagens de pano, colcha de bordados e tapete.

chevron-right chevron-left

A EMEF Gabriel Obino é uma das 6 escolas municipais participantes da primeira edição do Programa Iberê nas Escolas, realizado pela Fundação Iberê através da iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de complementar o turno inverso dos alunos nas escolas. O programa conta com apoio da Viação Ouro e Prata que trouxe os alunos das seis escolas para visitas mediadas na instituição durante 2019.