A vez das mulheres Bienal do Mercosul

20.maio.20

A Fundação Iberê receberá, pela primeira vez, um dos mais importantes eventos de arte contemporânea da América Latina. A Bienal de Artes Visuais do Mercosul chega à 12ª edição com o título Feminismo(s), Visualidades, Ações e Afetos, um tema que compreende o conceito de diferença como multiplicidade e não como separação.

A mostra contará com mais de 70 artistas de 27 países. Destes, 80% são mulheres mostrando a representatividade que a edição promete. As 182 peças em exposição têm como fio condutor a arte delas para além do binômio masculino-feminino, em especial de artistas africanas e latinas.

“As afrolatino-americanas estão realizando uma obra absolutamente sofisticada que o público tem o direito de conhecer. As exposições não são feitas para mostrar sempre o mesmo, mas para permitir conhecer mais”, afirma a curadora Andrea Giunta.

A equipe de curadores conta com a polonesa Dorota Biczel, professora de história da arte na Universidade de Houston (Estados Unidos), e com os brasileiros Fabiana Lopes, curadora independente radicada em Nova York e São Paulo, e Igor Simões, professor de história da arte da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS).