Alunos de escolas municipais lançam livro do Projeto Memória Local na Escola

03.dez.19

Alunos das quatro escolas municipais envolvidas no Projeto Memória Local na Escola participaram, nesta quarta-feira, 27, do evento de encerramento da iniciativa, realizada pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa Lá, ambos de São Paulo. O trabalho resultou na confecção de um livro digital, reunindo os registros em texto e desenhos sobre a memória de familiares e membros da comunidade onde os estudantes estão inseridos. Além do livro, as seis histórias produzidas formam a “Coleção Porto Alegre”, já publicada no portal do museu. Professores, equipes diretivas, familiares e “personagens” da publicação também acompanharam o evento, na Fundação Iberê Camargo.

De acordo com a diretora pedagógica da SMED, Maria Claudia Bombassaro Callegari, as atividades propostas pelo projeto promoveram o desenvolvimento de habilidades de escuta, escrita, leitura e desenho, além de despertar a curiosidade para a investigação da história da realidade em que vivem. “As conversas efetuadas para compor o livro trazem também a reflexão sobre a experiência de vida dos mais velhos e permite aos alunos atuarem como agentes da história ao divulgarem as narrativas de vida”, destaca a diretora.

O projeto abrangeu seis turmas de 5º e 6º Ano das Emefs Nossa Senhora de Fátima, na Bom Jesus; América e Alberto Pasqualini, na Restinga, e da escola especial Elyseu Paglioli, no bairro Cristal. Mesclou formação de professores, orientados por meio de uma capacitação a distância, com atividades pedagógicas dirigidas aos alunos. Como parte das atividades, cada turma realizou uma entrevista com uma pessoa considerada referência em sua localidade para a coleta de informações e, após, produzir histórias e ilustrações acerca do que presenciaram, material que agora foi transformado em livro, contribuindo com a memória local da cidade.

chevron-right chevron-left

Na Elyseu Paglioli, a etapa da entrevista foi adaptada para contemplar a diversidade da escola, que atende 140 crianças e jovens com deficiência física e intelectual. Os familiares – pais, mães, avós – fizeram duplas com os alunos, os representando e falando por eles, praticando o envolvimento da família. A banda musical da escola, a Maluco Beleza, animou a plateia, apresentando quatro músicas de pop rock. Os cinco professores que atuaram no projeto e as personagens das seis histórias receberam um certificado das representantes do Museu da Pessoa e do Instituto Avisa Lá presentes no evento.

A coleção de Porto Alegre é a sexta a ser inserida no Museu da Pessoa neste ano, junto com Ribeirão Preto, Recife, São Luís, Mesquita e Salvador. O Projeto Memória Local na Escola é desenvolvido há 15 anos e já alcançou 70 municípios em todo o país.

 

Texto de: Cristina Lac
Edição de: Gilmar Martins

Imagem: Lançamento do Livro Digital do Projeto Memória Local na Escola. Foto © Raphaela Auad