Anunciados os selecionados para residência artística no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê

04.ago.23

Camila Elis e Renan Soares passarão um mês produzindo no Ateliê da Fundação Iberê, com a supervisão do artista Eduardo Haesbaert. A bolsa Iberê/CMPC retorna à programação de celebração dos 15 anos do prédio da Fundação

 

A Fundação Iberê e a CMPC Brasil anunciaram nesta sexta-feira (4) os selecionados do edital Bolsa Iberê/CMPC. Camila Elis, de Porto Alegre, e Renan Soares, de Pelotas, foram contemplados com uma bolsa de R$10 mil cada para residência artística de um mês no Ateliê de Gravura, coordenado pelo artista Eduardo Haesbaert. Na suplência estão André Dias Vieira e Gabrielle Machado Tosi.

O edital recebeu 110 projetos, avaliados por uma comissão formada por Emilio Kalil (diretor-superintendente da Fundação Iberê), Adriana Boff (diretora do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVi), Paulo Amaral (diretor da Pinacoteca Rubem Berta), Eduardo Haesbaert (coordenador do Ateliê de Gravura) e Gustavo Possamai (coordenador do Acervo da Fundação Iberê).

Residências artísticas são experiências únicas, onde o artista tem a possibilidade de estar em um processo de imersão em um contexto de criação. Uma oportunidade para jovens artistas trocarem experiências e fazerem experimentações estéticas”, diz Adriana.

Para Paulo Amaral, “o Edital Iberê/CMPC constitui um projeto de excelência nas artes visuais e uma oportunidade singular para o crescimento profissional”.

Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Camila tem como pesquisa acadêmica a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty para pensar a percepção da imagem na arte contemporânea. A sua prática está ligada a ideia de questionar como somos capazes de ficcionalizar as coisas que nos acontecem e que percebemos, elaborando imagens em superfícies e utiliza o desenho e a pintura como mídia principal.

Natural de São Paulo, Renan vive e trabalha em Pelotas. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, atua como produtor cultural e coordena desde 2018 o Ateliê Compartilhado e o Espaço Expositivo Corredor 14 em Pelotas. Atualmente, expõe “A Ronda Noturna” no CHC Santa Casa. O trabalho az referência a uma famosa pintura Barroca, de Rembrandt, em que o artista retrata uma companhia de guardas civis prestes a entrar em formação para execução da patrulha.