Janaina Tschäpe

(Munique, Alemanha, 1973)

Em sua obra, a artista dá forma à relação entre o corpo e a matéria, em pinturas, desenhos, performances e fotografia. O mundo natural não é representado fielmente na obra de Tschäpe, mas tem sua dinâmica vital traduzida em termos pictóricos, envolvendo o público numa ambiência inquieta.  Suas exposições individuais recentes incluem Estrelas conversando em voz alta, Fundação Iberê, Porto Alegre (2023); Soy mi proprio paisaje, CAC Málaga, Espanha (2023); Restless Moraine, Sean Kelly, Nova York, Estados Unidos (2023); FIRE just sparkles in the sky, Carpintaria, Rio de Janeiro (2022);  e Janaina Tschäpe and Ursula Reuter Christiansen: Das Unheimliche, Den Frie Center of Contemporary Art, Copenhagen, Dinamarca (2021). Participou, também, das coletivas The Big Picture, Night Gallery, Los Angeles, Estados Unidos (2023); Earth Works, Hunt Gallery, Webster University, Luxembourg City, Luxemburgo (2021) e Abundant Futures, TBA21, Cordoba, Espanha (2021).  

A artista tem trabalhos em importantes coleções públicas, incluindo 21st Century Museum of Contemporary of Art, Kanazawa, Japão; Centre Pompidou, Paris, França; Clifford Chance Collection, Nova York, Estados Unidos; Fondation Antoine de Galbert, Paris, França; Fondation Belgacom, Bruxelas, Bélgica; FRAC Champagne-Ardennes, Reims, França; Harvard Art Museum, Boston, Estados Unidos; Instituto Inhotim, Brumadinho; Itaú Cultural, São Paulo; Kandinsky Library Collection (Centre Pompidou), Paris, França; Moderna Museet, Estocolmo, Suécia; Mudam Musée d’Art Moderne Grand Duc Jean, Luxembourg; Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha; National Gallery of Art: Washington DC, Estados Unidos; Polk Museum of Art, Lakeland, Estados Unidos; SMAK – Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, Gent, Bélgica; The Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos; Tokyo Roki Co. Ltd, Tóquio, Japão e TBA21 – Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, Viena, Áustria. 

 

Imagem: Janaina Tschäpe, junto ao impressor Eduardo Haesbaert, trabalhando no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, 2023. Foto © Nilton Santolin