Thiago Martins de Melo

(São Luís, MA, 1981)
Artista visual e mestre em Psicologia, Thiago Martins de Melo trabalha com pintura, escultura, instalação e animação em stop motion. Entre as principais exposições individuais, estão: “Resistência”, curadoria de Gunnar B. Kvaran, Fundação Iberê, Porto Alegre (2023); “Necrobrasiliana”, curadoria de Denise Mattar, Museu Nacional da República, Brasília (2019);“Bárbara balaclava”, curadoria de Moacir dos Anjos, Fundação Joaquim Nabuco, Recife (2016).
Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, destacando: “Remedios: Where new land might grow“, C3A Centro de Creación Contemporánea de Andalucía, Córdoba, Espanha (2023); 12ª Biennale de Dakar, “The City in the Blue Daylight“, Dakar, Senegal (2016); “New Shamans: Contemporary Brazilian Arts from the Rubell Family Collection“, Rubell Museum, Miami, EUA (2016); “Soft Power: Arte Brasil“, Kunsthal KAdE, Amersfoort, Holanda (2016); “Imagine Brazil“, DHC/ART Foundation for Contemporary Art, Montreal, Canadá e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2015); 31ª Bienal de São Paulo, “Como (…) coisas que não existem“, Pavilhão da Bienal (2014); “Imagine Brazil“, Musée D’art Contemporain de Lyon, França (2014); 12e Biennale de Lyon, “Entre-temps… Brusquement, et ensuite“, Musée D’Art Contemporain, Lyon, França (2013); “Imagine Brazil“, Astrup Fearnley Museet, Oslo, Noruega (2013); entre outras. Seus trabalhos integram as seguintes coleções permanentes: ARoS Aarhus Kunstmuseum, Aarhus, Dinamarca; Astrup Fearnley Museum of Modern Art, Oslo, Noruega; Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, México; Institute of Contemporary Art, Miami, EUA; Ilmin Museum of Art, Seul, Coréia do Sul; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MASP – Museu de Arte de São Paulo; Pérez Art Museum Miami, EUA; Pinacoteca do Estado de São Paulo; TBA21 – Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, Viena, Áustria; entre outras.
Imagem: Thiago Martins de Melo trabalhando no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê, 2023. Foto © José Kalil

Soturno N° 2, 2023

Viva el rey, 2023

Soturno, 2023

Incandescente, 2023