Cine Iberê exibe Anahy de las Misiones em diálogo com exposição Grupo de Bagé – Os Quatro

Roberta Amaral
25.nov.19

No próximo domingo (1º), o Cine Iberê realiza sessão comentada de Anahy de las Misiones, com a atriz Araci Esteves, a jornalista Miriam Rossini e o diretor e roteirista Gustavo Fernández. No filme, Araci (Anahy) contracena com Dira Paez (Luna), personagens fortes que enfrentam conflitos. Uma das lendas que sobrevivem nos países da Bacia da Prata narra a história de uma mulher que, durante a Guerra da Cisplatina (1825/1828), vagou pela região, sobrevivendo dos entulhos que sobravam dos combates. A história inspirou os roteiristas Sérgio Silva e Gustavo Fernández, que situaram o vagar de Anahy pelo Rio Grande do Sul durante a Revolução Farroupilha.

A personagem é a mãe coragem inspirada em Brecht, que, com seus filhos, atravessa os Pampas até os cânions da Serra Gaúcha, coletando os pertences dos combatentes mortos para sobrevivência de sua família. Empurram uma velha carroça e enfrentam a guerra, a morte e o medo.

O objetivo de Anahy é manter sua família unida a qualquer preço, mesmo que, para isso tenha, que negociar com soldados de ambos os lados do combate. Não toma partido para não envolver-se na tragédia desta guerra. Entretanto, eles sofrerão o conflito e terão de enfrentar um grande obstáculo, intransponível, muito além de sua obstinação.

O elenco conta ainda com Marcos Palmeira, Fernando Alves Pinto, Giovana Gold, Paulo José, Matheus Nachtergale, Roberto Birindelli, Leverdógil de Freitas, Marcos Barreto e Nelson Diniz. O filme integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Grupo de Bagé – Os Quatro, e tem a curadoria de Marta Biavaschi.

Serviço:
Cine Iberê – Anahy de las Missiones
Sérgio Silva, 110min, 1997, Brasil/Argentina
Sessão comentada com Araci Esteves, Miriam Rossini e Gustavo Fernández
Quando: 1º de dezembro| Domingo | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê
Entrada franca