Curta-metragem sobre a produção de Iberê Camargo será exibido no Festival de Cinema de Gramado

14.jul.22

O documentário Tudo permanece em constante movimento, da artista visual Cristine de Bem e Canto, foi selecionado para o 50° Festival de Cinema de Gramado, na categoria Curta-metragem Gaúcho. O filme, que contou com James Zortéa, na montagem, e André Brasil, design de som, será exibido no dia 14 de agosto, no Palácio dos Festivais, com entrada gratuita.

O curta nasceu a partir da participação da artista no XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, cujo resultado pode ser conferido no Google Arts & Culture da Fundação Iberê Camargo, instituição parceira do projeto Iberê Camargo: um corpo fotográfico.

Em 1992, ao acompanhar a produção de guaches das séries Andando contra o vento (1993) e O homem da flor na boca- um ato de amor à vida (1992) e da pintura Tudo te é falso e inútil V (1993), no ateliê da rua Alcebíades Antônio dos Santos, Cristine produziu aproximadamente 500 fotogramas preto e branco. As imagens ficaram guardadas durante 30 anos e foram retomados em 2022 para a produção de um livro digital.

Com o transcorrer do tempo, essas fotografias revelaram uma nova potência: ao dedicar-se a transposição do analógico para o digital, no tratamento das imagens, a artista percebeu a integração do corpo do pintor com o próprio corpo da pintura e, também, do espaço que ambos habitavam.

“Porque tu tiras tantas fotos?” – perguntou Iberê a Cristine. Esta resposta só viria décadas depois: para colocar o corpo do pintor uma vez mais em movimento. Para isso, ela precisou também da animação que o vídeo possibilita. Aliado ao trabalho de design de som, que reforça a corporificação do espaço e seus afetos, assim surgiu o documentário.

No tratamento das fotografias, alguns movimentos e gestos Iberê Camargo quase imperceptíveis – como abrir e fechar a boca, para assimilar a mesma expressão de seu modelo, foram reativados na sequência animada das fotografias.