EMEF Victor Issler apresenta os trabalhos do programa Iberê nas Escolas

Lucas Pierozan
14.jan.20

Em dezembro foi realizada uma confraternização na EMEF Victor Issler que reuniu a direção da escola, a turma de alunos do Programa Iberê nas Escolas, a arte educadora Mayra Marques e as oficineiras Sara Winckelmann e Camila Alexandrini.

Na confraternização foi apresentado um vídeo, produzido pela arte educadora, com fotos das atividades realizadas durante o ano de 2019 pela turma de 25 alunos da escola, que participou do Programa Iberê nas Escolas no contraturno escolar.. Durante a exibição do vídeo a direção pôde conhecer melhor a produção dos alunos na realização das aulas e receber os relatos das próprias crianças sobre suas autoavaliações sobre o ano e suas percepções sobre o as atividades desenvolvidas junto a arte educadora.

Segundo o relato da diretora da Escola, Adriana Martins Presenti, o retorno das atividades do programa foi muito positivo à escola. O impacto nas crianças foi o que mais surpreendeu positivamente as professoras: nos conselhos de classe foram apontados avanços na aprendizagem dos alunos, percebidos como reflexo do trabalho realizado durante o Programa Iberê nas Escolas.

Além disso, a relação afetiva dos alunos foi muito forte. Toda a turma elogiou as atividades de visita à Fundação Iberê, os trabalhos realizados em sala de aula, manifestando suas vontades de que o programa continue na escola, com a mesma arte-educadora.

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Durante o ano, as crianças desenvolveram trabalhos artísticos que auxiliassem no processo de letramento e numeramento. A massinha de modelar virou ferramenta para aprender matemática e as dimensões bi e tridimensional; diferentes técnicas de gravuras foram experimentadas pelos alunos, mas seus nomes também serviram para atividades de separação de sílabas, identificação de prefixos e sufixos.

A EMEF Victor Issler, localizada no bairro Mario Quintana, é uma das 6 escolas municipais participantes da primeira edição do Programa Iberê nas Escolas, realizado pela Fundação Iberê através da iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre de complementar o turno inverso dos alunos nas escolas. O programa conta com apoio da Viação Ouro e Prata que trouxe os alunos das seis escolas para visitas mediadas na instituição durante 2019.