Encontro sobre Abraham Palatnik abre série de transmissões pela web

23.jun.20

O especial é uma iniciativa da Art Unlimited e da Agência Galo e vai revelar histórias curiosas por trás das mostras. O primeiro encontro, que conta com o apoio da Fundação Iberê, abordará o artista Abraham Palatnik, precursor da arte cinética no Brasil e falecido em maio deste ano, aos 92 anos

Abraham Palatnik, falecido em maio, aos 92 anos, é tema da primeira edição da série de encontros gratuitos e promovidos pela Art Unlimited, em parceria com a Agência Galo. “Crônicas da Art Unlimited: as histórias e os bastidores das exposições contados por quem faz” terá transmissão ao vivo a partir deste sábado (27), às 11h, pelo YouTube e plataforma Zoom. Os próprios produtores e curadores da maior exposição retrospectiva já realizada sobre Palatnik revelarão aos participantes suas percepções e experiências em torno do número um da arte cinética. As inscrições devem ser feitas pelo link.

Os encontros terão como ponto de partida a exposição “Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura, mostra com mais de 85 trabalhos do artista, entre pinturas, aparelhos cinecromáticos, objetos cinéticos e lúdicos, mobiliário e desenhos de projetos que itinerou, entre 2013 e 2017, pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB-DF), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), MAM SP, Fundação Iberê (Porto Alegre) e Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), respectivamente.

Filho de pais russos, Abraham Palatnik nasceu em Natal (PE), em 1928, mas foi criado em Tel Aviv. Ainda em Israel, já produzia pinturas de paisagens, retratos e natureza-morta. Voltou ao Brasil radicando-se no Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1940, onde redefiniu seu estilo após visitar o Hospital Psiquiátrico Dom Pedro II, no Engenho de Dentro, e ter contato com produções artísticas de pacientes esquizofrênicos, orientadas pela psiquiatra Nise da Silveira. Formado em Engenharia, implementou os conhecimentos na sua produção, alinhando arte e tecnologia. Palatnik é o grande expoente da arte cinética, lançando um modelo de pintura com luz em movimento.

Programa em três painéis
11h | Uma conversa sobre o artista e os conceitos da exposição – O curador da exposição e sócio-diretor da Art Unlimited, Pieter Tjabbes, convida o professor de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cocurador, Felipe Scovino, para uma conversa sobre o artista. Tjabbes e Scovino têm como ponto de partida a mostra “Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura”, exibida entre 2013 e 2017 nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs) de Brasília e Rio de Janeiro, Museu Oscar Niemeyer de Curitiba, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Fundação Iberê, em Porto Alegre. A exposição foi a maior retrospectiva já apresentada em homenagem a Palatnik.

11h30 | Desafios de exibição e preservação de obras cinéticas: estudo de caso de Abraham Palatnik – A professora Magali Sehn, do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é a convidada da sócia diretora da Art Unlimited, Tânia Mills, para falar sobre a conservação de arte contemporânea. Doutora em Artes Visuais, destacará alguns desafios em torno da preservação de aspectos tangíveis e intangíveis de obras cinéticas, utilizando como estudo de caso obras do artista Abraham Palatnik.

12h | Desafios técnicos com cinecromáticos e objetos cinéticos de Palatnik – O curador Pieter Tjabbes e o responsável pelo projeto de iluminação da exposição “Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura”, Kristhyan Natal, coordenador técnico da Iluminarte, conversam sobre a delicada conservação dos cinecromáticos de Palatnik e uma solução para restauração de lâmpadas incandescentes queimadas. Participantes: Pieter Tjabbes (Art Unlimited) e Kristhyan Natal (Iluminarte).

Recomendações para participar

  • Encontro gratuito, com vagas limitadas e inscrições no link https://bit.ly/cronicasAUA;
  • A transmissão acontecerá via Zoom, permitindo a interação com os palestrantes por meio dessa plataforma. Caso a sala fique cheia, também será possível acompanhar por meio do YouTube;
  • Não é preciso criar uma conta na plataforma Zoom, basta usar o link https://bit.ly/cronicasAU para se cadastrar no seminário online. Depois do cadastro, você receberá no e-mail informado o seu link de acesso à transmissão;
  • Você poderá acessar o ZOOM em seu computador ou celular, mas em telefones é preciso baixar o aplicativo;
  • Dúvidas sobre a inscrição ou demais detalhes pelos telefones (11) 98526-6213 e (11) 98184-4575.