Lugares desdobrados

Curadoria

Mônica Zielinsky

09.dez

08.mar.09

A transferência espetacular das capacidades humanas para os meios tecnológicos, as novas exigências que eclodem das novas noções de subjetividade, de comunidade e de ambiência globalizada na história recente alteram a compreensão de espaço, tempo e lugar. Tais fatos, entre outros, geraram mudanças substanciais nas formas do conhecimento humano e da sua experiência. Nesse contexto, os artistas hoje reconhecem essas transformações e as demonstram pelas diversas propostas implicadas na criação de espaços, dos que testam outros modos de apresentar a arte pela diversidade de práticas e materiais. Ao questionarem nossos hábitos visuais e intelectuais, muitos dos trabalhos artísticos nos permitem, entre outros aspectos, repensar a questão “lugar” – o da arte, o da história e o das nossas percepções por meio da própria arte.

Esta exposição tem como eixo principal evidenciar como cada uma das três artistas do Rio Grande do Sul, Elaine Tedesco, Karin Lambrecht e Lúcia Koch, trazem a experiência de lugar. Associam todas a este foco a idéia de desdobramento, presente nas obras de cada uma de maneira profundamente singular.

Por princípios artísticos tão diversos, por vezes antagônicos, da matéria viva à imagem, da filtragem de luz às instalações ou à pintura, as três artistas possibilitam ao público repensar alguns dos veios distintos da arte dos nossos tempos – e, quem sabe por meio deles, aprofundar pensamentos sobre o caráter heterogêneo da experiência cultural contemporânea, esta através de uma discussão permanente dos lugares da arte e de seus desdobramentos, em todo o âmbito de suas enriquecedoras discussões que esta exposição possibilita.

Mônica Zielinsky

 

Imagem: Vista parcial da exposição “Lugares desdobrados”, que esteve em cartaz na Fundação Iberê Camargo de 09 de dezembro de 2008 a 08 de março de 2009. Foto © Fabio Del Re_VivaFoto

Galeria de imagens
Downloads
Material Didático_exposição Lugares desdobrados
DOWNLOAD
Catálogo_exposição Lugares desdobrados
DOWNLOAD