Thiago Martins de Melo – Resistência

Curadoria

Gunnar B. Kvaran 

04.nov

28.jan.24

As pinturas de Thiago Martins de Melo fazem parte de uma longa tradição de “pinturas históricas” que retratam temas históricos, religiosos, mitológicos, alegóricos ou literários. Os assuntos e as temáticas que o artista retrata estão ancorados na realidade da sociedade brasileira e da sul-americana em geral, mas têm alcance universal. Ele cita e descreve eventos históricos, complexos e problemáticos, além de lançar luz sobre questões críticas que ainda persistem na sociedade brasileira. Colonização e pós-colonização; expropriação de terras e roubo de recursos; dominação física e psicológica; exploração de escravos; manipulação através da religião; a fusão de raças (indígena, branca ocidental, africana negra) — todas estas são questões importantes. 

Thiago Martins de Melo é um pintor “expressionista barroco”, um estilo em que o tamanho grande e a complexidade da composição, assim como a sensualidade das pinceladas, absorvem o espectador visual e emocionalmente em uma leitura global, não linear, enigmática e misteriosa. Figuras inventadas e citadas, objetos e paisagens são unidos, em grande parte, pelo estilo muito pessoal do artista, que mistura facilmente o real com o surreal e dá credibilidade à história na qual humanos e divindades coexistem. 

A exposição é apresentada em duas partes. Na primeira, há pinturas que denunciam certos eventos e políticas no Brasil. Na segunda — apaziguamento —, há pinturas em que o artista explora questões existenciais relacionadas à mitologia e à metafísica. 

Gunnar B. Kvaran 
Curador 

 

Minidocumentário sobre a exposição:

 

Imagem: Thiago Martins de Melo, “Invasão de demônios a Pindorama, após Jean de Léry, Joãosinho Trinta, Tuiutí e Mangueira”, 2019. Foto © Bruno Leão (EstudioEmObra)

Galeria de imagens
Downloads
Catálogo_exposição Thiago Martins de Melo – Resistência
DOWNLOAD
Thiago Martins de Melo_Original version of Gunnar B. Kvaran’s essay
DOWNLOAD