Férias de julho na Fundação Iberê

17.jul.23

De 21 a 30 de julho, o Programa Educativo da Fundação Iberê promove uma série de oficinas de gravura, pintura e performance e visita mediada à trilha ecológica e ao prédio. As atividades são gratuitas e as vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Iberê.

PROGRAMAÇÃO
21 de julho | Sexta-feira
Oficina artística Permutáveis
Descrição:
 Nesta oficina, o público se aproximará da obra “Permutável”, de Vera Chaves Barcellos, e discutirá as diferentes matrizes utilizadas na produção em gravura. Também brincará com as imagens que as composições criadas podem formar quando organizadas num conjunto único.

Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20 pessoas

Público-alvo: a partir de 12 anos
INSCRIÇÕES AQUI 

22 de julho | Sábado
Oficina Corpo-em-desenho
Oficineira: 
Marina Rombaldi

Descrição: A oficina “Corpo-em-desenho” busca exercitar o desenho como acontecimento a partir do movimento experimental dos corpos. Para esta atividade, os participantes deverão vestir roupas confortáveis e que possam eventualmente ser sujas.
Horário: 15h às 17h30
Número de participantes: 12 participantes
Público-alvo: a partir de 14 anos
INSCRIÇÕES AQUI 

23 de julho | Domingo
Oficina de Gravura
Oficineira: 
Amanda Sokolovsky

Descrição: A xilogravura é uma técnica de gravura que tem a madeira como suporte para a criação de desenhos e/ou palavras, que são impressas em papel ou outro suporte. Nesta oficina, o Educativo substituirá a matriz de madeira para testar diferentes materiais e o resultado de suas impressões.
Horário: das 15h às 17h
Número de vagas: 12 participantes
Público-alvo: a partir de 14 anos

INSCRIÇÕES AQUI 

27 de julho | Quinta-feira
Oficina e experimentação artística em pintura

Descrição: Nesta atividade, será trabalhada a pintura, com o intuito de ampliar a visão e o alcance das mãos. Serão explorados aspectos particulares da prática em pintura, como o uso da cor, a gestualidade, a intenção e o controle durante o processo artístico.
Horário: 15h às 17h 

Número de participantes: 20
Público-alvo: a partir de 12 anos

INSCRIÇÕES AQUI  

28 de julho | Sexta-feira
Visita mediada à trilha ecológica e à Fundação Iberê
Descrição: 
Durante a mediação arquitetônica, o público conhecerá aspectos históricos e estruturais do prédio da Fundação Iberê. Nesta mediação, em especial, ele também será apresentado à trilha ecológica, assinada pelo ambientalista José Lutzenberger.

Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20
Público-alvo: Livre

INSCRIÇÕES AQUI 

29 de julho | Sábado
Ativações para Performance
Oficineira: 
Marina Rombaldi

Descrição: Após uma visita mediada à exposição “O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos”, a partir de obras selecionadas, o Programa Educativo proporá práticas performativas que busquem ativar a percepção e a sensibilidade da experimentação do corpo em relação ao espaço, aos objetos e aos outros corpos – relações muitas vezes disparadoras de ações e performances nas artes visuais. Esta atividade faz parte da 2ª edição do “Férias no Museu”, da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre – RS (REMIC), que conta com atividades em 19 instituições da cidade.
Horário: 15h às 17h30
Número de participantes: 12 pessoas
Público-alvo: a partir de 17 anos

INSCRIÇÕES AQUI 

30 de julho | Domingo
Oficina de Desenhos
Oficineira: 
Amanda Sokolovsky

Descrição: Oficina voltada à experimentação artística no trabalho com desenhos. Neste encontro, será feita uma visita mediada à exposição “Iberê Camargo: Desenhos”, observando como o pintor explorou a linguagem para, a seguir, ser explorada, no ateliê do educativo, as diferentes possibilidades que a técnica nos oferece.
Horário: 15h às 17h00
Número de participantes: 20
Público-alvo: a partir de 12 anos

INSCRIÇÕES AQUI