Fundação Iberê estreia em agosto a série de concertos de música de câmara

28.jul.22

No dia 7 de agosto, a Fundação Iberê estreia temporada de música de câmara. Com curadoria de Érico Marques (GO), Lucas Brayner (PE), Henrique Amado (SP) e Nayane Nogueira (MG), os grupos são formados, em sua maioria, por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). A primeira apresentação será do grupo Cordas ao Vento, integrado por Érico Marques (oboé), Francisco Coser e Leonardo Bock (violinos), João Senna (viola) e Pablo Schinke (cello). No repertório, clássicos de Bach, Dorati, Dorak e B. H. Crusell, que tem como tema Atmosferas.

As apresentações ocorrerão no primeiro domingo de cada mês, sempre às 17h, no auditório. A entrada será gratuita, com retirada de senha uma hora antes de cada recital. O projeto surgiu do desejo dos curadores em levar o erudito para museus e espaços culturais.

“Música de Câmara sempre foi a minha paixão. Pequenas formações, apresentações mais intimistas e uma aproximação maior com público. O grupo já existia, só faltava um espaço que nos recebesse. Quando as medidas de segurança da pandemia começaram a flexibilizar, decidimos que era o momento de buscarmos um espaço que dialogasse com nosso projeto. O espaço era a Fundação Iberê”, diz Érico.

Este, também, era um desejo de Emilio Kalil, diretor-superintendente da Fundação Iberê: interagir com outros segmentos da vida cultural, trazendo novas experiências à instituição. “A característica principal desta série é a formação de câmara que, em grande parte da programação, será apresentada por destacados integrantes da OSPA, podendo contar com alguns convidados especiais.”

Sobre os curadores
Érico Marques – Natural de Goiânia, iniciou os estudos musicais aos 8 anos de idade. Aos 14, já viaja a Brasília (250 km de Goiânia) para fazer aula de oboé. Com 17 anos, mudou-se para São Paulo para cursar bacharelado em oboé, pela Universidade Estadual Paulista (UNESO). Em 2013, aos 19 anos, foi aceito na Academia de Música da Osesp. Como vencedor do prêmio Eleazar de Carvalho, ganhou intercâmbio na Royal Academy of Musica (UK). Foi oboista na Orquestra Sinfônica de Goiânia (2016); tocou na Orquestra Filarmônica de Goiás (2017) e, desde 2018, integra a OSPA.

Lucas Brayner – Natural de Recife (PE), iniciou seus estudos de piano na França, aos 7 anos de idade, com o professor Jean-Paul Marron e, dois anos depois, com Yves Gidrol. Formado pelo Conservatório de Paris, retornou ao Brasil para cursar bacharelado em piano na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Práticas Interpretativas pela UFGRS, faz doutorado na mesma universidade, sob a orientação de Cristina Capparelli Gerling. Ao lado de Nayane Nogueira, forma o Duo Lune (piano 4 mãos), vencedor do 28° Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba (2021). Atualmente, leciona piano no Curso de Extensão da UFGRS.

Nayane Nogueira – Nascida em Canápolis (MG), iniciou os estudos de piano aos 15 anos de idade, no Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba. É bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre e doutora em Práticas Interpretativas pela UFGRS, e professora de teclado/piano no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre.

Henrique Amado – Natural de São Paulo, iniciou os estudos de música aos 12 anos, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 2007, ingressou no curso de Bacharelado em Flauta transversal da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Cursou pós-graduação em regência nos anos de 2015 e 2016. Como flautista, integrou diversas orquestras, como:          Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório – SP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – SP, Orquestra doTheatro São Pedro – SP e, atualmente, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

AGENDA DE CONCERTOS
7 de agosto | Domingo | 17h
Grupo: Cordas ao Ventos
Tema: Atmosferas
Músicos: Érico Marques (oboé), Francisco Coser e Leonardo Bock (violinos), João Senna (viola) e Rafael Costa (cello)
Repertório:
Bach
– Concerto para Oboé e Violino BWV 1060
I – Allegro
II – Adagio
III – Allegro

Bach – Goldberg Variations BWV 988

Dorati – 5 Peças para oboé solo
IV – Berceuse

Dvorak – Miniatures
I – Cavatina
II – Capriccio
IV – Elegia

B.H. Crusell – Divertimento

4 de setembro | Domingo | 17h
Grupo:
Quinteto de Sopros
Tema: Música Brasileira
Músicos: Ange Bazzani (fagote), Ariane Rovesse (clarinete), Eric Silva (trompa),
Érico Marques (oboé) e Henrique Amado (flauta)

Repertório:
Villa-Lobos – Choros 2 para flauta e clarinete

Chiquinha Gonzaga – Serenata – A sertaneja
Villa-Lobos – Cantilena

J. Medaglia – Belle Epoque
I – El Porsche Negro
II – Traumreise nach Attersee
III – Requinta Maluca

Pixinguinha – Naquele tempo

R.Miranda – “Variações Sérias” sobre um tema de Anacleto de Menezes

Altamiro Carrilho – Suite Nazaret

2 de outubro | Domingo | 17h
Grupo:
Um Duo de Três e convidado
Tema: Uma passagem pela história da música
Músicos: Lucas Brayner e Nayane Nogueira (pianos), Érico Marques (oboé)  e Henrique Amado (flauta)

Repertório:
Telemann –
Duetto TWV 40:107
I – Affetuoso
II – Allegro
IV – Presto

C. P. E. Bach – Sonata em Sol Menor
II – Adagio
I – Allegro

Kalliwoda – Concertino para Flauta e Oboé

Debussy – Clair de Lune (a 4 mãos)

Piazolla – Oblivion

Radames Gnattali – Sonatina em Ré Maior
I – Allegro Moderato
II – Expressivo
III – Allegro ‘Lembrando Pixinguinha’

Chiquinh Gonzaga – Cananéa

Chiquinha Gonzaga – Atraente

6 de novembro | Domingo | 17h
Grupo:
Lieder e Canções
Tema: Lieder e Canções

4 de dezembro | Domingo | 17h
Tema:
Especial de Natal