Fundação Iberê fecha 2022 com apresentação dos corais da PUC, Orquestra Villa-Lobos, Vizinhares e VOCAL5

23.nov.22

No dia 4 de dezembro (domingo), às 17h, a Fundação Iberê encerra a temporada 2022 do projeto Música no Iberê 2022 com a apresentação de quatro corais. Com curadoria do centro cultural, em parceria com o maestro Cláudio Ribeiro, o final de tarde será de surpresas com os grupos vocais da PUCRS, Infanto-Juvenil da Orquestra Villa-Lobos, Vizinhares e VOCAL5. A entrada é gratuita a partir das 16h, respeitando a lotação máxima permitida.

Com patrocínio do Grupo CEEE Equatorial, o Música no Iberê estreou em agosto, trazendo ao primeiro domingo de cada mês formações diferentes de jovens músicos, em sua maioria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foram cinco apresentações que passaram pela música brasileira e por clássicos de Bach, Beethoven, Chopin, Debussy Maurice Ravel, entre outros, e até composições dos próprios integrantes do projeto. Os espectadores puderam, ainda, conversar com os músicos os recitais, os instrumentos, a escolha de repertório e arranjos. O trabalho do Programa Educativo, neste sentido, foi de inserir novos públicos no estilo erudito.

OS GRUPOS VOCAIS
Coral da PUCRS – A primeira apresentação oficial do Coral da PUCRS foi em 30 de outubro de 1956. A partir de então, o grupo teve como regentes Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Gilia Gerling e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo ao público os títulos mais consagrados da história da música. Durante 25 anos, o Coral se apresentou no Concertos Comunitários e participou de shows ao lado de artistas, como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton & Kledir, Renato Borghetti e The Rolling Stones. A regência do grupo está a cargo do maestro Marcio Buzatto.

Coro Infanto-Juvenil da Orquestra Villa-Lobos – Formado em 2005 pela professora Flávia Rizzon, atualmente, o Coro Infanto-Juvenil da Orquestra Villa-Lobos conta com cerca de 28 jovens cantoras/es com idades entre 4 e 15 anos. A maestra Ana Maria Althoff, assumiu a coordenação do grupo em 2017, vem trabalhando principalmente repertório popular/folclórico brasileiro. O Coro ensaia uma vez por semana na EMEF Heitor Villa-Lobos, Lomba do Pinheiro.

VIZINHARES – O grupo é formado por 17 vizinhas do Condomínio Horizontal Cantegril de Viamão e tem como regente Jaqueline Barreto. O VIZINHARES surgiu para levar o canto à sua comunidade e a outros eventos, mostrando que a amizade e a união das vozes podem fazer a diferença.

VOCAL5 – Formado por Guilherme Roman (Baixo), Bruno Cardoso (Tenor), Eduardo Alves (Tenor), Karine Rodrigues (Mezzo) e Cintia de los Santos (Soprano), o repertório de VOCAL5 traz para este universo músicas de Caetano Veloso, Djavan, Flávio Venturini, Serginho Moah, Nenhum de Nós, entre outros, que recebem uma releitura a cappella.