Fundação Iberê firma parceria com a Prefeitura de Eldorado do Sul para desenvolver arte-educação no Lar Luz da Criança
O prefeito em exercício de Eldorado do Sul, Ricardo Alves, sancionou o projeto de Lei 103/2021, que estabelece uma parceria entre o município e a Fundação Iberê para o atendimento no contraturno de 40 crianças na Associação Lar Luz da Criança. Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação assumiu a gestão da instituição, que funcionará como anexo da Escola Municipal Octávio Gomes Duarte, onde serão realizadas, no turno inverso, atividades esportivas, culturais, artísticas e sócio-comunitárias para jovens do Ensino Fundamental do Distrito Parque Eldorado.
“A proposta da Fundação Iberê vem ao encontro de nosso projeto de ampliar a permanência do aluno no ambiente escolar, assistindo-o integralmente em suas necessidades educacionais, reforçando o aproveitamento em sala de aula com oportunidades de socialização através da arte-educação, tecnologia e desenvolvimento do espírito empreendedor”, diz o prefeito em exercício.
Há algum tempo, o Programa Educativo da Fundação Iberê tem saído do prédio, localizado às margens do Guaíba, para desenvolver atividades de educação em escolas da rede municipal. Iberê nas Escolas iniciou em 2019, atendendo 250 crianças e adolescentes em seis instituições da Capital. O foco do projeto é incentivar produções artísticas e brincadeiras lúdicas, com o objetivo de ajudar na formação dos alunos. Em algumas escolas, os estudantes criaram uma biblioteca; em outra, uma área de convivência. Também teve alunos que se transformaram em artistas de diferentes estilos e épocas da história da arte.
Durante a pandemia, o projeto ganhou uma versão digital – o Iberê Lab. Por meio de uma metodologia ativa e totalmente síncrona, “invadiu” os celulares de 163 jovens do 5º ano de cinco escolas da rede municipal de Guaíba.
Arte-educação como desenvolvimento humano
A arte, sobretudo na infância e na adolescência, estimula a criatividade. A expressão artística relaciona-se diretamente com a imaginação, com a capacidade de enxergar de “pensar fora da caixa” e, ao se deparar com problemas, com a de elaborar alternativas para solucioná-lo. Além disso, nos faz conhecer e admirar a nossa própria cultura e entrar em contato com outras culturas, aprendendo a valorizá-las e respeitá-las, nos ampliando como indivíduo e sociedade.
Segundo a especialista Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no Brasil, “é absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade”.
A proposta que será desenvolvida pelo Educativo da Fundação Iberê terá como princípio o protagonismo dos alunos. Eles serão cocriadores do projeto de revitalização de um dos ambientes do Lar Luz da Criança, em que as soluções serão fruto de suas demandas e de suas reflexões sobre a viabilidade e execução. Também serão realizadas oficinas de leitura e escrita criativa, de artes visuais, de música, de culinária sustentável e de teatro.