Fundação Iberê promove oficina de xilogravura e visita arquitetônica mediada neste sábado

23.maio.22

Atividade celebra os 14 anos do prédio, inaugurado no dia 30 de maio de 2008. A Fundação também abrirá gratuitamente de quinta a domingo

 

No próximo sábado, 28, a Fundação Iberê celebra os 14 anos de inauguração do prédio, localizado na Avenida Padre Cacique, com uma Oficina de Xilogravura. A atividade ocorre às 15h, com inscrição gratuita, neste link.

A xilogravura consiste em uma gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. O processo é muito parecido com o carimbo. Nesta técnica, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante, formando a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida, com um rolo de borracha embebido com tinta, toca-se apenas as partes elevadas do entalhe.

No domingo, 29, o Programa Educativo realiza duas visitas arquitetônicas mediadas pela Fundação Iberê, considerada uma das mais importantes obras de Álvaro Siza, que recebeu o Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, e o Mies Crown Hall Americas Prize, em 2014. As atividades ocorrem às 15h e às 17h, com limite de 20 pessoas por horário. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelos seguintes links:

 

Sonho realizado
Por toda a vida, Iberê e Maria Camargo tiveram todos os cuidados para que as obras do pintor perpetuassem intactas. Trataram de formar uma coleção completa, documentaram cada passo, chamaram fotógrafos e deixaram todas as pistas para uma boa reconstituição biográfica.

O sonho de ter a própria Fundação estava delineado antes mesmo da morte de Iberê, em 1994, e sua viabilização foi muito rápida. No ano seguinte já ocupava a casa-atelier, no bairro Nonoai. Artistas convidados mantinham a prensa de gravuras funcionando, curadores selecionavam obras para expô-las na “casa-fundação” e pesquisadores, curadores e críticos foram envolvidos em um processo de pesquisa, catalogação e discussão dos destinos do centro cultural.

O arquiteto português Álvaro Siza chegou a Porto Alegre, em maio de 2000, com a maquete do projeto pronta. “Temos que trabalhar como um alfaiate aqui”, disse na época, ao se referir à necessidade de ajustar um espaço museográfico condizente com as obras de Iberê. O terreno que abriga a fundação também era outra dificuldade para Siza: “Estou trabalhando numa parte muito especial da cidade, com uma vista belíssima para o Guaíba, em um terreno localizado na encosta com vegetação e que tem quer ser ocupada por um edifício por não dispor de muito espaço. Isso criou uma grande dificuldade no projeto. Mas os projetos se desenvolvem melhor a partir de grandes dificuldades”.

Nesses 8.250 m² de área total, a construção também faz questão de reforçar a importância do entorno, com janelas emolduradas para o Guaíba como se fossem quadros vivos. A indicação é que, assim que chega ao museu, o público suba de elevador até o quarto andar. De lá, a própria construção guia a visita pelas rampas que entram e saem do edifício como se fossem braços.

Visita gratuita
De quinta a domingo (26 a 29), das 14h às 18h (última entrada) a Fundação Iberê abre gratuitamente para visitação.

Atualmente, estão em cartaz as exposições MAGLIANI (4º e 3º andares)Antes que se apague: territórios flutuantes (2º andar), de Xadalu Tupã Jekupé, e Iberê e Porto Alegre – No andar do Tempo (Átrio). Mais informações pelo site (clique aqui).

SERVIÇO
Visitação gratuita:
 26 a 29 de maio | Quinta a domingo
Horário: 14h às 18h (última entrada)
Informações: http://iberecamargo.org.br/

Oficina de Xilogravura
Quando:
 28 de maio | Sábado | 15h
Número de vagas: 12
Público-alvo: maiores de 16 anos
Local: Fundação Iberê – Avenida Padre Cacique, 2000 – Bairro Cristal
Inscrições gratuitas através do link: encurtador.com.br/qyG07

Visita arquitetônica mediada
Quando:
 29 de maio | Domingo | 15h e 17h
Vagas por turma: 20
Público-alvo: maiores de 16 anos
Inscrições gratuitas para visita às 15h: encurtador.com.br/hvDN9
Inscrições gratuitas para visita às 17h: encurtador.com.br/bmtuQ

Foto
Exemplar não numerado
Não se tem conhecimento de sua edição

Detalhes
Título: Natureza-morta 16
Criador: Iberê Camargo
Data de criação: 1940/ 1942
Local de criação: Impressa por Iberê Camargo, Porto Alegre, 1940/1942
Dimensões físicas: 17,7 x 22,2 cm
Direitos: Fundação Iberê Camargo
Meio: Xilogravura
Tombo: G053-1
Foto: Fábio Del Re_VivaFoto
Coleção: Acervo Fundação Iberê
Acervo da Fundação Iberê disponível no Arts and Culture