Fundação Iberê promove oficina gratuita de Escrita Fantástica

15.abr.21

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Escrita Fantástica da Fundação Iberê. Os encontros, promovidos pelo Programa Educativo, ocorrem nos dias 28 de abril e 5, 12 e 26 de maio, das 14h às 17h, pelo Google Meet, com a participação do professor, escritor e pesquisador André Araujo. Serão oferecidas dez vagas, e as inscrições devem ser feitas neste link até o dia 23 de abril.

Aliando doses de teoria com espaço para prática, o laboratório visa o compartilhamento de conhecimentos sobre o realismo fantástico latino-americano e japonês, a partir de autores como Gabriel Garcia Marques, Haruki Murakami, Isabel Allende e Júlio Cortázar, e a construção de textos baseados nessas conversas.

Segundo Araujo, a atividade não poderia ser realizada em momento mais apropriado; é a oportunidade de, juntos, encontrarmos novas maneiras de pensar, olhar e contar o mundo à nossa volta. “A literatura fantástica é capaz de abrir importantes caminhos para o campo da imaginação, em um momento em que o mundo parece se fechar cada vez mais sobre nós. A possibilidade de imaginar uma realidade que seja mais ampla, desafiando os limites do que nos contaram ser o ‘real’, parece ser uma ferramenta fundamental para que possamos saber lidar com as crises do presente, as feridas do passado e, mais ainda, a abertura para um futuro menos ameaçador”, explica.

Sobre a Literatura de Realismo Fantástico
Tendo como característica a narração de fatos inexplicáveis como se fossem reais, o fantástico possui origens controversas. É preciso que a história não seja tomada de início como uma alegoria, e que o leitor fique em dúvida se ela é real ou sobrenatural.

A Literatura Fantástica chegou ao Brasil com a publicação de “Noite na Taberna”, de Álvares de Azevedo. Mesmo considerado embrionário quando comparado a outros países latino-americanos, é importante destacar autores que produziram obras deste gênero: Aluízio Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Franklin Távora, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Machado de Assis.

Algumas obras famosas
Incidente em Antares, de Erico Verissimo;
A casa dos Espíritos, de Isabel Allende;
Alice no País das Maravilha, de Lewis Carroll;
As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez;
Murilo Rubião, Obra Completa;
A Metamorfose, de Franz Kafka.